"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Música

Festival Vapor apresenta espetáculos de rua, cinema e projetos com a comunidade

No âmbito das artes performativas, o Festival Vapor – que decorre de 12 a 14 de setembro, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento - apresenta uma programação diversificada com espetáculos, filmes e projetos comunitários.

12 Set a 14 Set 2025

Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng.º Ferreira de Mesquita, nº 1A | Estrada Nacional nº 3 2330-152 Entroncamento

No Vapor, fantasia-se um futuro onde a cultura não tem fronteiras. Um diálogo intercultural que ativa comunidades de cá e de lá. Um mundo onde a diferença é uma oportunidade e a curiosidade a medida certa para o movimento.

Começando pelo fim: no encerramento do festival, e em estreia nacional, é apresentado Dragon Time, da companhia francesa eliXir. Um espetáculo de grande escala no exterior do Museu Nacional Ferroviário, onde luz, fumo, desenhos de fogo e fibra ótica se combinam numa coreografia com proezas acrobáticas e malabarismos. No centro, a figura mítica do dragão conduz esta sinfonia.

Apostando no envolvimento direto das comunidades locais — cujos ensaios tiveram início esta semana — o Festival Vapor promove uma forte componente participativa, unindo residentes, migrantes e imigrantes. Um dos projetos comunitários é desenvolvido num modelo de cocriação entre o Colectivo Espaço Invisível e dezenas largas de participantes. O resultado será um espetáculo multidisciplinar que cruza música, dança, artes visuais e teatro, a partir do território habitado e do seu lugar no futuro.

Outro projeto comunitário intitula-se reflection, uma criação de Alexandra Fernandes. Trata-se de um projeto fotográfico que propõe uma nova forma de olhar o território, envolvendo jovens locais num cruzamento entre arte e consciência ambiental. O resultado será apresentado numa exposição coletiva durante o festival, mapeando boas práticas no Entroncamento através da imagem.

Para as escolas e famílias, Mais Uma Volta... Mais Uma Viagem é uma instalação lúdica e intergeracional. Inspirado no tradicional carrossel, este “jardim zoológico pedonal” desafia pessoas de todas as idades a partilhar momentos divertidos: enquanto os adultos pedalam, os mais pequenos viajam. Esta criação da Largo Residências dá nova vida a objetos em desuso, transformando móveis antigos em animais imaginários — como o sofá-panda, o bidão-javali, o caixote-cegonha, a cadeira-ovelha ou a cómoda-girafa. A instalação é ainda palco de um espetáculo-concerto protagonizado por um grupo de jovens músicos ucranianos refugiados em Portugal: Ivanna Korzh, Danylo Kliutsko e Denys Stetsenko.

O Vapor desafiou ainda o Leirena Teatro a desenvolver um projeto teatral, inclusivo e multidisciplinar, em parceria com o CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento e a Carruagem 23 – Artes do Entroncamento. Este envolve o público em diversos momentos de contacto e interatividade, através de ações performativas de rua que valorizam o trabalho artístico e comunitário — onde todos têm voz, todos têm lugar e todos podem seguir caminho.

No campo musical, há uma estreia a destacar: ao já anunciado concerto de Bia Maria, junta-se o Coro dos Comuns. Criado no âmbito do projeto Caminhos do Médio Tejo, parte da premissa de que “cantar é para todos”. Sob direção do maestro Vítor Ferreira, o coro reúne comunidades dos municípios de Constância e Entroncamento num exercício de canto livre e partilhado.

No cinema, o festival fortalece a parceria com o Planos Film Fest, através de uma vasta seleção de curtas-metragens. Nesta edição, o Planos embarca numa viagem por diferentes culturas, propondo vários olhares sobre o tema da esperança. A programação inclui duas sessões, com duração aproximada de uma hora cada.

Estas atividades juntam-se aos concertos de Expresso Transatlântico, Selma Uamusse, Bateu Matou, Mão Morta, Sarah McCoy, forest, Bia Maria e Memória de Peixe — mas o Vapor ainda guarda mais novidades por revelar.

Organizado pelo Município do Entroncamento e pelo Museu Nacional Ferroviário, o Festival Vapor apresenta - sob o mote Fantasiar o Futuro - uma programação contemporânea, com concertos, filmes, exposições, literatura, feira do livro, oficinas e muitas atividades steampunk para todas as idades.

Os bilhetes custam, até 31 de agosto, 15€ (passe 3 dias) e 6€ (bilhete diário) e estão à venda na BOL, Ticketline e site do Museu Nacional Ferroviário.

Mais informações:
Website  
Instagram
Facebook 

Cartaz musical por dias – Festival Vapor 2025

12 setembro
Expresso Transatlântico
Selma Uamusse

13 setembro
Bateu Matou
Mão Morta
Sarah McCoy
forest

14 setembro
Bia Maria
Memória de Peixe

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,394,703