Exposições
Até ao Osso
A Galeria Santa Maria Maior apresenta a exposição de Sofia Castro. A mostra reúne trabalhos realizados nos últimos anos que remetem para aspetos que se tem revelado essenciais na sua produção.

3 Jul a 31 Jul 2025
De certa forma, tal como aconteceu com o “esvaziamento” do prédio nº147 da Rua da Madalena, por um lado tornou visível os espaços que recebem a exposição e por outro, permitiram a acessibilidade entre as duas ruas, transformando a circulação na baixa da cidade.
Estes aspetos referentes ao edifício, são paralelos com o objeto de reflexão enunciado pela expressão “até ao osso” pontuando a exposição com uma nota de “lugar específico”, especial.
Propõem-se um diálogo entre corpo e espaço, que se move entre a matéria e a atmosfera, que explora várias sensações e dimensões, revelando resistências e fragilidades. Alguns trabalhos foram resgatados de anteriores apresentações, recuperando para esta mostra uma densidade mais afinada, fortalecida pela expressão do lugar.
Sofia Castro
Artista plástica e curadora, licenciada em Artes Plásticas – Escultura, com especialização em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e pós-graduada em Património Cultural Imaterial pela Universidade Lusófona.
Expõe regularmente desde os anos 90 e é cofundadora do grupo de artistas “coletivo laboratório”.
Participou, individualmente e em coletivo, em numerosas exposições realizadas em cidades como Lisboa, Porto, Guimarães, Leiria, Coimbra e Óbidos. Destacam-se também as residências artísticas em que esteve envolvida, nomeadamente na fábrica de cerâmica Raul da Bernarda (Alcobaça), na fábrica de lápis Viarco (São João da Madeira), numa residência de fotografia em Castro Marim, bem como em projetos dedicados ao Bunho (Aveiras de Cima) e à Taipa (Odemira).
É ilustradora de dois livros infantis e responsável pelo design de vários catálogos.
Entre 1996 e 2011 desempenhou funções de coordenação e produção de exposições nos Museus da Cidade (Pavilhões Branco e Preto), Museu Bordalo Pinheiro e Museu do Teatro Romano. Atualmente, é responsável pelas áreas de coordenação, produção e curadoria no Arquivo Fotográfico Municipal e nas exposições itinerantes.
Coordena ainda a vertente editorial, sendo autora de textos para catálogos e diversas publicações. Conduz regularmente visitas orientadas para públicos diversos, estando a implementar visitas inclusivas às exposições de fotografia, dirigidas a pessoas com deficiência visual.
Inauguração a 3 de julho, 18h00
Patente de segunda-feira a sábado, entre as 15h00 e as 20h00, até 31 de julho
Entrada livre.