"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

Música

Jardim Público de Évora acolhe "Terra Cobre"

No dia 11 de julho, o Jardim Público de Évora recebe a apresentação de "Terra Cobre", uma criação conjunta do percussionista João Pais Filipe e do coreógrafo e bailarino Marco da Silva Ferreira. 

© Bruno Simão

11 Jul 2025  |  21h30

Jardim Público de Évora
R. da República, 74
Preço
Entrada livre

“Terra Cobre” é uma instalação performativa que cruza a arte tradicional dos chocalhos de Alcáçovas — classificados como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente pela UNESCO — com práticas artísticas contemporâneas, como a música, a dança, a escultura, o som e a criação de luz.

A peça propõe uma reflexão sensorial e simbólica em torno dos chocalhos, objetos profundamente enraizados na cultura alentejana, desafiando a sua iconografia e expandindo o seu significado para territórios experimentais e poéticos. O corpo, o som e o gesto juntam-se num dispositivo artístico que propõe uma nova leitura de um património ancestral.

Criado a partir de residências artísticas na Fábrica de Chocalhos Pardalinho (Alcáçovas) e n’O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), o projeto é uma nova criação encomendada pela BoCA – Biennial of Contemporary Arts, com circulação nacional e internacional.

Com duração aproximada de 45 minutos, esta performance destaca-se pela forte dimensão simbólica, sensorial e comunitária, sendo uma proposta artística profundamente ligada à identidade e ao território.

Este espetáculo insere-se na programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, reforçando o compromisso de descentralização, proximidade e valorização da criação contemporânea em contexto local.

Ficha Artística
Criação e interpretação: João Pais Filipe e Marco da Silva Ferreira
Som: Henrique Fernandes
Construção: João Monteiro
Produção executiva: Mafalda Bastos
Difusão nacional: José Cortez
Difusão internacional: Inês Legue
Encomenda e produção: Futurama
Co-produção: BoCA, P-ulso
Residências artísticas: Fábrica de Chocalhos Pardalinho, O Espaço do Tempo
Apoios: Direção Regional de Cultura do Alentejo, Estufa Fria / Câmara Municipal de Lisboa, Museu Municipal de Faro / Câmara Municipal de Faro
Parcerias de comunicação: Diário do Alentejo, Rádio Voz da Planície, Rádio Pax

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".

Visitas
109,589,047