Exposições
Beatriz Albuquerque apresenta a Exposição Antológica "Corpo em Ação" (Body in Action)
"No contexto português, não vejo ninguém a fazê-lo com mais brilho e pertinência do que Beatriz Albuquerque. Ninguém mais imprevisível e, ao mesmo tempo, mais inteligente a usar a arte enquanto ferramenta da política que nos interessa a todos: a de indicar um mundo melhor." excerto da folha de sala, Valter Hugo Mãe, 2025.

12 Jul a 6 Set 2025
Esta Exposição reúne variados projectos interdisciplinares de Beatriz Albuquerque, como Wonder Memories (Peregrinos da Memória), um projeto no qual são mapeadas, documentadas e divulgadas as memórias da diáspora portuguesa no mundo; o Crisis of Luck (Crise na Sorte) que ganhou o Prémio Revelação da 17ª Bienal de Cerveira no qual Beatriz oferece uma solução para todos os problemas do público sobre a forma de um bolo da sorte ou Activism (parte do Guerilla project) - um jogo e video arte criado para enticar a revolução e o ativismo positivo em todos nós, que ganhou o Myers Art Prize em Nova Iorque e que foi uma das obras que o director do Casoria Contemporary Art Museum queimou durante a sua campanha de protesto contra a austeridade na arte em Itália.
No dia 12 de julho, às 16h, Beatriz Albuquerque apresentará a performance que integra na Exposição um outro seu projeto Trabalho de Graça (Work For Free). Nesta ação, Beatriz oferece a criação gratuita de uma obra de arte solicitada pelos participantes. Cada visitante poderá encomendar uma peça, escolhendo entre diferentes suportes – pintura, desenho, fotografia, performance, livro de artista, vídeo, mail art, entre outros – e determinar todas as características da obra. O único requisito é que o visitante interessado forneça os materiais necessários para a sua realização (tela, papel, tinta, etc.) e aguarde a conclusão da obra. Em alguns casos, o visitante poderá até acompanhar a criação do trabalho. No dia de encerramento da Exposição, 6 de setembro, a artista plástica apresentará novamente uma performance.
Com este projecto, Beatriz Albuquerque continua a explorar – o desejo de aproximar a arte da vida e, simultaneamente, a nossa busca pela democratização da arte, do pensamento e da cultura.
Beatriz Albuquerque desenvolve diferentes práticas artísticas do vídeo, à fotografia, com performances e instalações artísticas, tendo já recebido o prémio revelação da Bienal de Cerveira, assim como o prémio Myers Art do Teachers College, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e o prémio Ambient Performance Serie, em Chicago.
Museu da Vila Velha
Rua de Trás-os-Muros 5000-657 Vila Real
www.mvv.cm-vilareal.pt
Horário de funcionamento:
TERÇA A DOMINGO
9h30 às 12h30 / 14h às 17h - Entrada livre
Biografia:
Beatriz Albuquerque é licenciada pela Faculdade de Belas-Artes do Porto, e segue para os EUA onde conclui o mestrado na The School of the Art Institute of Chicago e o doutoramento na Columbia University, Nova Iorque, com o apoio das bolsas Fulbright e FCT. Foi distinguida com vários prémios como o Myers Art Prize: Cross Media Art, Columbia University, Nova Iorque; o Prémio Revelação pela 17.ª Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, assim como o Prémio Ambient Series, PAC/Edge Performance Festival, Chicago. A sua obra é conhecida pela interdisciplinaridade dos media a que recorre, entre eles, imagens em movimento, fotografia, instalação e sobretudo performance. Tem vindo a realizar várias exposições individuais e coletivas, a nível nacional e internacional destacando-se alguns lugares onde a artista apresentou o seu trabalho: Museum of Contemporary Art of Chicago, Chicago Cultural Center; Chelsea Art Museum, The Kitchen, Emily Harvey Foundation, Anthology Film Archives, Queens Museum, MoMA PS1 em Nova Iorque; 10th International Istanbul Biennial, na Turquia; 2nd Thessaloniki Biennale of Contemporary Art, na Grécia; Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, em São Paulo; Museo de Arte Contemporánea de Bogotá na Colômbia; Museo de Arte Contemporánea de Caracas, na Venezuela; Galeria Graça Brandão, Plataforma Revolver, em Lisboa; Festival Trama: Museu de Serralves, Galeria Nuno Centeno, Galeria MCO, no Porto; entre outros. É autora dos livros ART + INTERNET + PERFORMANCE = beginning of the 90s; Video Games + Glitch = Learning: Video Games Vs. Teachers; Super Mario World + Glitch = Adult Learning.
beatrizalbuquerque.com