"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Cabo das Tormentas integra a programação oficial do 48º Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro

No próximo dia 25 de julho pelas 20h00 sobe ao palco do Teatro Municipal de Almagro, a criação original do JAT - JANELA ABERTA TEATRO.

25 Jul a 27 Jul 2025

Teatro Municipal de Almagro
Calle San Agustín, 20, 13270 Almagro, Ciudad Real, Espanha
CABO DAS TORMENTAS será apresentado na secção Almagro OFF, que leva à cena, dando espaço e visibilidade, obras de criadores emergentes que aportam novas, distintas e ousadas abordagens, linguagem e estéticas.

"É um privilégio apresentar o Cabo das Tormentas em Almagro, num dos mais relevantes festivais europeus de Teatro Clássico, com uma peça épica inspirada na visão satírica de Camões, numa homenagem a este que foi um dos maiores génios portugueses e aos génios ignorados.", revelam os seus criadores Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa.

Neste segmento do festival tem lugar uma competição com a finalidade de premiar as novas gerações de directores que trabalham com textos clássicos, trazendo-os para os dias de hoje através de abordagens inovadoras e contemporâneas.

CABO DAS TORMENTAS propõe um poderoso diálogo entre o mundo actual e os antepassados históricos gloriosos, com uma estética própria, que aborda conceitos artísticos e multidisciplinares, numa simbiose entre Teatro Físico, Mimo contemporâneo e Dança, e que se fundem com textos de grandes escritores como Luís Vaz de Camões, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Jeanette Winterson e José Saramago, numa arrojada encenação de Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa.

O espectáculo tem como ponto central a vida e obra de Luís de Camões, considerado o pai da língua Portuguesa, o eterno poeta, um prodígio da palavra que morreu pobre e esquecido. Um espírito aventureiro, sonhador e rebelde, que nos dias de hoje continua a inspirar gerações de autores.

Esta criação é uma epopeia crítica sobre os descobrimentos, numa incursão actual pelo universo de um grupo de mendigos, no qual o espírito de Luís Vaz de Camões se revela através das tormentas de um deles, num entrelaçar de momentos da história de Portugal e do mundo, com a realidade contemporânea.

Um olhar sobre a memória, a velhice e o esquecimento, numa viagem de idas e voltas nas ondas do mar, onde tempestades se misturam com realidade, ficção e o canto de sereias.

CABO DAS TORMENTAS foi escolhido pelo Comité de Selecção do Festival, e irá concorrer ao prémio de melhor espectáculo na categoria de dramaturgias contemporâneas, juntamente com três espectáculos de três companhias espanholas:
• Las bizarrías da Campanhia Reverso (ES);
• Free Britney, una historia en verso del S.XXI da Campanhia Merienda Dramática (ES);
• Las preciosas ridículas da Campanhia Arroz con Costra Producciones y Marcos Altuve Producciones (ES).

O Festival de Almagro, conta anualmente com cerca de 60.000 espectadores, e reunirá nesta 48ª edição 48 companhias de oito países diferentes. Portugal estará representado pelo JAT-JANELA ABERTA TEATRO, fundado há 8 anos, e pela COMPANHIA DO CHAPITÔ com 29 anos de existência.

O evento transporta o conceito do teatro clássico para o presente, entrelaçando o passado, o presente e o futuro, a tradição e a inovação, nas diversas artes cénicas, do teatro à música, da dança ao circo, entre outras.

Os bilhetes para assistir ao espectáculo encontram-se à venda no site do festival.
Esta apresentação conta com o apoio institucional da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal de Faro.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
110,294,307