"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Os Poderes da Imagem – 40 Anos do Centro Português de Serigrafia

A Sociedade Nacional de Belas-Artes e o Centro Português de Serigrafia convidam para a exposição Os Poderes da Imagem - 40 Anos do Centro Português de Serigrafia.

24 Jul a 30 Ago 2025

Sociedade Nacional de Belas-Artes
Rua Barata Salgueiro, n.º 36, 1250-165 Lisboa
Preço
Entrada livre

Centro Português de Serigrafia celebra 40 anos com exposição comemorativa na SNBA

Em 2025, o Centro Português de Serigrafia (CPS) celebra quatro décadas de dedicação à divulgação e à democratização da arte contemporânea. Fundado em 1985, o CPS assinala esta data com a exposição Os Poderes da Imagem – 40 Anos do Centro Português de Serigrafia, patente na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), de 24 de julho a 30 de agosto de 2025.

Ao longo de 40 anos, o CPS construiu um acervo notável de serigrafias, gravuras, litografias, fotografias e outras edições limitadas, trabalhando com mais de 700 artistas nacionais e internacionais. Com edições originais e certificadas, o CPS tornou-se um elo essencial entre os criadores e o público, promovendo o acesso à arte contemporânea com qualidade, autenticidade e acessibilidade.

Contextualizada por uma abordagem crítica de Maria João Fernandes, igualmente responsável pela distribuição em núcleos temáticos, a exposição reflete a pluralidade de linguagens da arte contemporânea.

A mostra parte de uma reflexão inspirada por René Huyghe, eminente crítico francês, cuja obra Os Poderes da Imagem serve de ponto de partida para esta celebração. Nas palavras de Maria João Fernandes:

“Uma concisa e emblemática formulação do eminente crítico francês René Huyghe (1906-1997) sobre a arte, em Os Poderes da Imagem, é hoje o motivo condutor da exposição que retoma este título, dos 40 anos do Centro Português de Serigrafia. A mostra que reúne 40 trabalhos é antes de mais uma celebração da obra gráfica de grande e nobre tradição nas artes plásticas. O esquema proposto, não significa, no entanto, que as três vertentes em causa: a Natureza, os Meios Plásticos, o Artista/a Linguagem/o Estilo, se apresentem em compartimentos estanques, mas pelo contrário, num sistema de vasos comunicantes. Trata-se afinal de um convite, no espaço de tão grandes tradições da Sociedade Nacional de Belas Artes, à redescoberta da arte, instrumento de um conhecimento inesgotável.” 
(leia aqui o artigo completo)

A exposição reflete a diversidade técnica, estilística e geracional que caracteriza a trajetória do CPS. Destacam-se artistas como Júlio Pomar, José de Guimarães, Pedro Cabrita Reis, Sofia Areal, ORLAN, Vhils, Pantonio, entre muitos outros. A mostra inclui também obras pioneiras, como a primeira serigrafia com realidade aumentada (Leonel Moura) e a primeira obra tridimensional editada pelo CPS (Marisa Ferreira).

O percurso expositivo é enriquecido com matrizes, placas de gravura e álbuns de referência, elementos que revelam o rigor técnico e o valor documental de quatro décadas de trabalho.

“Esta exposição é mais do que uma celebração de um legado. É um gesto de continuidade, entre a memória construída e a criação por vir. Agradecemos profundamente a todos os artistas, colaboradores, parceiros e, especialmente, aos nossos sócios, que tornaram possível esta missão de partilhar a arte.”  

João Prates, diretor do CPS

 

Os Poderes da Imagem – 40 Anos do Centro Português de Serigrafia
24 de Julho a 30 de Agosto de 2025
Sociedade Nacional de Belas Artes
R. Barata Salgueiro 36, 1250-044 Lisboa | Tel. 21 313 8510
Dias úteis: 12h-19h, Sábado: 14h-19h
www.cps.pt  / www.snba.pt

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
111,364,463