Festivais
Em agosto, a ocupação é cultural: Ocupar a Velga chega à 4.ª edição na Serra da Estrela
De 4 a 9 de agosto, em Valezim, o Ocupar a Velga regressa para a sua 4ª edição — uma ocupação que se faz de arte e comunidade, e que durante seis dias, convida a imaginar outros mundos.


4 Ago a 9 Ago 2025
Se a edição anterior nos chamava a olhar com atenção o tempo presente, esta nova edição convida-nos a abrir espaço para o porvir. Num mundo em que a pressa dos dias cimenta os caminhos, deixemo-nos guiar pelas frestas.
A cidade esgota-se. O campo deslinda-se. E — aqui — entre a fantasia e a realidade, percorremos narrativas, fecundamos atmosferas. Somos corpo que se molda, que se adapta ao que o rodeia.
MUDA, de Clara Andermatt com o Instituto Nacional de Artes do Circo abre a secção de espetáculos, num trabalho performativo que se liga com a estética do cinema mudo. Uma proposta arrojada entre o sonho e a ficção.
A companhia portuense Coração nas Mãos sobe à montanha para um Chá das Cinco, uma proposta divertida de circo para toda a família. Também Rui Paixão está de volta à aldeia com a sua nova criação Furo Lento, um western distópico sobre a extinção do planeta e a colonização espacial. Robert Panda traz um Estúpido que vem para ficar, e à semelhança do ano passado, há também passagem pela vizinha Sazes da Beira numa volta ao mundo em curtas-metragens.
A programação faz-se também para os mais novos com o já habitual laboratório de artes performativas (6 aos 13 anos) e uma sessão de curtas infantis. Haverá ainda sessões de leitura, histórias rítmicas, oficinas ambientais e oficina de combate à desinformação. O último dia traz Lena d’Água, com a participação especial da Banda Filarmónica de Loriga, e a terminar, um Oráculo: dançar até ao ano seguinte!
Ao longo dos dias, artistas de circo, dança, música e escultura dão vida à aldeia — e trazem outras tantas (vidas) consigo. Há gente de fora e gente de dentro. E há o cruzamento entre todas elas.
Há lá coisa mais transformadora!
O Ocupar é Velga é um projeto da Produção d’Fusão financiado pela Direção-Geral das Artes, BPI | Fundação “la Caixa”, Câmara Municipal de Seia, Junta de Freguesia de Valezim, Junta de Freguesia de Sazes da Beira e Aldeias da Montanha.
> COMO OCUPAMOS <
DIA 4 A 8 DE AGOSTO
14:00-16:30 | Escola Primária - Aldeia de Valezim
MiniLab, com Margarida Mestre
Oficina de artes performativas para crianças
4, 5 e 6 DE AGOSTO
21:00 e 23:00 | Galinheiro Velga Salão Paroquial - Aldeia de Valezim
Exibição do Documentário BioEstrela - Regenerar a Serra da Estrela
Oliver Couch, Portugal, 2023, 8’58’’
DIA 4
21:30 | Salão Paroquial - Aldeia de Valezim
Sessão de Leitura “Novela de Xadrez”, de Stefan Zweig
com Maria Beatriz Seabra
DIA 5
21:30 | Salão Paroquial - Aldeia de Valezim
Como Combater a Desinformação Online / Oficina de Literacia Mediática
com Sofia Craveiro | Associação Literacia para os Media
DIA 6
21:30 | Ringue - Aldeia de Valezim
MUDA
Companhia Clara Andermatt e Instituto Nacional de Artes do Circo
Dança | Circo - M/6
DIA 7
18:30 | Igreja Velha - Aldeia de Valezim
CHÁ DAS 5 - Peça para quatro amigas mais uma que nunca mais chega
Coração nas Mãos
Circo - M/6
19:30 | Rua do Cabo | junto da Igreja Velha - Aldeia de Valezim
I AM STUPID
Robert Panda
Inauguração Instalação Escultórica
21:30 | Aldeia Sazes da Beira
SESSÃO DE CINEMA
Parceria com a Associação Arte e Imagem de Seia
DIA 8
21:30 | Ringue - Aldeia de Valezim
FURO LENTO
Rui Paixão
Circo | Teatro físico - M/6
DIA 9
11:00 | Velga Piscina Nélson da Fonseca - Aldeia de Valezim
Cinema infantil
em parceria com Festival Play
15:00 | Velga Salão - Aldeia de Valezim
Atividade ambiental | Bolas de sementes
em parceria com a Urze - Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela
17:00 | Velga Salão - Aldeia de Valezim
Abrigos para a Biodiversidade
Com José Sanhudo | CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens
21:30 | Senhora da Saúde - Aldeia de Valezim
LENA D’ÁGUA
em trio com a participação da Banda Filarmónica de Loriga
Música - M/6
23:00 | Senhora da Saúde - Aldeia de Valezim
ORÁCULO FESTA DE ENCERRAMENTO
Para mais informações:
www.instagram.com/ocuparavelga
www.producaodfusao.com
producaodfusao@gmail.com
Produção d’Fusão
A Produção d’Fusão inicia o seu trabalho em 2017, com vista a desenvolver atividade na área da produção artística e cultural. Criada enquanto Casa de Artistas, com o principal objetivo de ajudar artistas emergentes no desenvolvimento da sua carreira autoral profissional, tem alargado a sua área de trabalho à mediação de públicos e programação cultural.
Faz o acompanhamento de obras artísticas, desde a sua elaboração até à digressão dos espetáculos em Portugal e no estrangeiro. Conta com larga experiência na área das artes performativas e na produção e gestão de espetáculos e agenciamento de artistas, dinamização de formações, projetos artísticos com a comunidade e mentoria de produção.Desde a sua criação, teve a oportunidade de trabalhar com Ana Rita Barata, André de Campos, Be Dias, Bruno Alexandre, Diana Niepce, Jonas&Lander, John Romão, Marina Nabais, Pedro Ramos, Piny e Sérgio Diogo Matias.
É atualmente responsável pela difusão do trabalho artístico de Rui Paixão (circo), Bernardo Chatillon (teatro/dança), e do projeto infantil Panda Express (dança).
Desde 2022 organiza anualmente o Ocupar a Velga, projeto de programação cultural no espaço público, em agosto, na aldeia de Valezim, Seia, sendo responsável pela curadoria e organização de todo o evento.
Paralelamente desenvolve projetos pontuais de pré-produção, produção executiva, gestão e/ou acompanhamento de candidaturas. Tem sede na aldeia de Valezim, Serra da Estrela.