Exposições
"A Riparian Lore" de Leo Asemota
O Hangar - Centro de Investigação Artística apresenta a exposição "A Riparian Lore", do artista Leo Asemota.

25 Jul a 6 Set 2025
A exposição mergulha nas complexas relações históricas e culturais entre o Reino do Benim e Portugal, evocando um encontro iniciado no século XVI durante os reinados de Oba Esigie e D. Manuel I. Asemota recorre tanto à tradição oral como a fontes escritas para refletir sobre esta ligação, articulando história, arte e identidade.
A exposição abre com obras produzidas em papel velino, cuidadosamente apresentadas em molduras e caixas de madeira de Sapele, criando um ambiente que homenageia práticas artesanais e simbologias ancestrais. Estas peças servirão de base para a instalação artística ao vivo "A Manobra do Navegador", onde o artista evoca a figura do navegador português João Afonso de Aveiro como avatar num gesto performativo de cruzamento entre narrativas e geografias.
O "Ens Project" é uma investigação artística de longa duração que explora temas de identidade, colonialismo e memória. Asemota inspira-se nas tradições cerimoniais do povo Edo do Benim, nos episódios de pilhagem ocorridos durante o império britânico vitoriano e nos conceitos filosóficos de Walter Benjamin, nomeadamente do seu ensaio "A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica".
Leo Asemota, natural do Estado de Edo (Nigéria), vive e trabalha entre Londres e a Cidade de Benim. A sua obra tem sido amplamente reconhecida pela sua abordagem crítica e interdisciplinar, estabelecendo diálogos entre culturas, temporalidades e geografias.
A exposição estará patente até ao dia 6 de setembro no Hangar e é de entrada livre.