Conferências
"O jornalismo que queremos" é o lema da 2.ª edição dos encontros de jornalismo MediaCon
O Goethe-Institut em Lisboa acolhe a 2.ª edição dos encontros de jornalismo MediaCon com o lema “O jornalismo que queremos”, com debates, conversas, masterclasses, sessões no formato Pecha Kucha e uma feira de meios.

10 Out a 11 Out 2025
“Como as tecnologias da informação abriram palco para os populismos no jornalismo” e “Literacia mediática num mundo pós-fact checking” são os dois principais debates que vão decorrer a 10 e 11 de outubro, com a participação de profissionais da área dos media e jornalistas, como Mariana Ochs (EducaMídia) e Margarida Maneta (YouNDigital), entre outros.
Destaque ainda para as sessões Pecha Kucha, que pretendem ser uma plataforma de divulgação e partilha de projetos inovadores na área do jornalismo. A convocatória está já aberta na página dos MediaCon aqui (candidaturas até 25 de agosto de 2025).
Os encontros de jornalismo MediaCon proporcionam um momento de reflexão sobre o papel do jornalismo no contexto atual e os caminhos possíveis para um jornalismo eticamente responsável e de qualidade, assim como oferecem uma oportunidade para aprofundar temas específicos, como a crítica cultural, o jornalismo transfronteiriço ou ainda a comunicação de ciência, também para um público mais especializado.
A entrada é gratuita, havendo atividades em que é obrigatória a inscrição prévia.
A programação completa da MediaCon será revelada em setembro.
A entrada é gratuita, convidando-se todos os interessados a inscreverem-se aqui.
Mediacon é uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal organizada em conjunto pelos órgãos de comunicação social 7Margens, CCA – Comunidade Cultura e Arte, Gerador, Médio Tejo, Mensagem de Lisboa, Projecto Inocência, RIA, Rimas e Batidas e o Shifter & LPP, e em parceria com a Europa Criativa Portugal e a Fundação Friedrich Ebert em Portugal. O projeto conta com o apoio da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa.