Exposições
Porcelana Portuguesa: A Harmonia dos Contrários
A Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS) apresenta uma mostra inédita que presta homenagem às antigas fábricas de cerâmica e porcelana portuguesas dos séculos XVIII e XIX.

25 Jul a 28 Set 2025
Fábricas essas, hoje, em grande parte, extintas, que recontam o labor e arte dos antigos oleiros de Viana do Castelo, Caldas da Rainha, Alcobaça, Ílhavo, Águeda, Coimbra, zona do Porto, Sacavém, Lisboa, cujos testemunhos não quisemos que ficassem esquecidos.
A exposição propõe uma recontextualização estética dessas peças com o objetivo de revelar o seu valor artístico, técnico e patrimonial, contudo, abrindo espaço ao diálogo entre tradição e inovação.
São sobretudo peças que homenageiam os artífices que as criaram numa justa valorização do saber-fazer e da memória coletiva; que desafiam o olhar do visitante com propostas inesperadas e provocadoras ou, ainda, que evocam o passado com delicadeza e melancolia — são sonhos de um tempo outrora vivido, mas agora revisitados sob o olhar atento e sensível da contemporaneidade.
Organização: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS), em parceria com a Câmara Municipal de Sintra.
>> Saiba mais AQUI