"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Aqueduto: o processo ilustrado

Partindo do livro apresentado no mês de abril, Eduardo Côrte-Real faz-nos mergulhar nos seus cadernos - no total 13 - que contêm as ilustrações originais que deram origem ao livro do autor.

24 Jul a 21 Set 2025

Exploratório
Rua de Brito Capelo 243, 4450-228 Matosinhos
Preço
Entrada livre
 A inauguração da exposição contará com a presença de Eduardo que nos fará um breve enquadramento de cada um destes cadernos e de como estes o acompanharam ao longo dos últimos quatro anos.

"Aqueduto", o livro, conta a história de um professor universitário de desenho que se dedicou a explorar a sua relação com o seu espaço e a sua cidade de Lisboa durante a pandemia da COVID-19. É um documentário gráfico assombrado por acontecimentos sobrenaturais, justificáveis pela situação de exceção que se viveu.“O livro é sobre a razão e a loucura. É sobre olhar para a virtude da razão tornando-a forma primordial das sociedades humanas se regerem”, aprofunda o autor.

Nascido em Mafra, em 1961, Eduardo Côrte-Real é professor de Desenho e Cultura Visual no IADE, Universidade Europeia e investigador integrado na esad—ideia. Licenciado e doutorado em Arquitetura iniciou a sua carreira académica em 1985. É o autor de O Triunfo da Virtude, As Origens do Desenho Arquitectónico e The Smooth Guide to Travel Drawing, além de múltiplos artigos e capítulos de livros sobre Arte, Arquitetura, Design e Cultura Visual. Foi curador da exposição Hard Design na Porto Design Biennale de 2019.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
110,121,877