Teatro
Descobridores do Amor
Num território onde pele, memória, herança e escrita se entrelaçam, "Descobridores do Amor" é uma viagem poética inspirada na vida e obra de Camões, que convoca deuses e humanos, amores e tormentas, real e imaginário. Um espetáculo que atravessa estradas proibidas e mares tempestuosos, em busca da mítica Ilha dos Amores - metáfora eterna de um destino que é tanto salvação como perdição.

13 Set a 28 Set 2025
7 Nov 2025 | 21h30
“Voltei a sonhar com uma história de viagens, de um carro que se avaria, se conserta e tem de continuar o seu caminho, entre direções proibidas e portas fechadas, até chegar a um imenso portão que se abre para a liberdade. Uma estrada para a ilha dos amores.” — João Garcia Miguel
Inspirado pela nona parte d’Os Lusíadas e pela vida de Camões, o espetáculo explora o amor como força motriz e como enigma. Entre um Deus desconhecido, um Zeus, um Marte e uma Vénus, cruzam-se figuras reais e imaginárias, poetas famintos, reis visionários e viajantes que procuram mundos para além do horizonte.
É uma peça que mergulha na precariedade e na fome — física, criativa e espiritual — como motor humano. Questiona identidades fluidas, convoca fantasmas e dialoga com a fragmentação do sujeito moderno. Desafia fronteiras entre realidade e fantasia, afirmando a arte como espaço de pensamento indisciplinado e de resistência.
No coração desta viagem está o amor — irmão siamês do medo — que, tal como na visão do Adamastor, tanto promete recompensa como revela tormenta. No palco, a escrita e o teatro surgem como formas de enfrentar o naufrágio e criar novos mundos possíveis.
Ficha Artística
Texto, Direção e Espaço Cénico: João Garcia Miguel
Intérpretes: Petrônio Gontijo, Ademir Emboava
Figurinista: Roselyn Silva
Investigador Associado: Paulo Barriga
Direção Executiva: Suzana Durão
Assistência de Encenação: Ramadane Matusse
Produção: Janice Maymona
Assistência Técnica: Léo Emílio
Comunicação e Design Gráfico: Natacha Ventura
Comunicação Digital: Miguel Hilário
Fotografia: Mário Rainha Campos, Natacha Ventura
Registo Vídeo: Bruno Canas
Vídeo e Redes Sociais: Eduardo Meira
Contabilidade: Irene Gaspar
Duração: 1h10
Classificação etária: M/16
Estrutura financiada por:
República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto e Direção-Geral das Artes
Parceiros estratégicos da criação / Coprodutores:
Teatro Aveirense (Aveiro), Teatro José Lúcio da Silva (Leiria), Teatro Virgínia (Torres Novas), São Luiz Teatro Municipal (Lisboa)
ESTREIA E DATAS
Lisboa – Teatro São Luiz
Estreia: 13 de setembro, 19h30
Temporada: 13 a 28 de setembro (quarta a sábado, 19h30 | domingo, 16h00)
» bilhetes e mais informações
Leiria – Teatro José Lúcio da Silva
7 de novembro, 21h30
» bilhetes e mais informações