"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

PREMIERE Live: Mostra de Artes Performativas, Tecnologia & Experimentação

A 18 de setembro, abrimos as portas ao evento final do projeto europeu PREMIERE, onde as artes performativas, a tecnologia digital e investigação se cruzam.

18 Set 2025  |  19h30

Coliseu Porto Ageas
R. de Passos Manuel, nº 137, 4000-385 Porto
Preço
Entrada livre
Neste evento de entrada livre, mostram-se as soluções tecnológicas desenvolvidas pelos 12 parceiros culturais e tecnológicos, de seis países diferentes, ao longo de três anos de trabalho em rede. Uma oportunidade única para assistir a performances e instalações verdadeiramente inovadoras, e conhecer todas as ferramentas desenvolvidas no âmbito do PREMIERE numa experiência imersiva e singular.

Ao longo dos últimos três anos, PREMIERE reuniu investigadores e artistas para explorar como as tecnologias de IA e XR podem apoiar todo o ciclo criativo das artes performativas: criação | streaming | arquivo | estudo. Um conjunto de ferramentas inovadoras para consulta de arquivos, streaming de performances, partilha de conhecimento e cocriação artística, são os resultados deste projeto, que agora se apresentam e disponibilizam para utilização.

No centro deste trabalho está o Teatro Virtual 3D: um espaço digital partilhado que reúne todas estas ferramentas, e que permite não só a transmissão XR de performances como oferece também uma ferramenta interativa de visualização e consulta de espetáculos passados – incluindo informação de movimento, som e diálogos – num ambiente tridimensional, destacando também a utilização do AI Toolbox para criação coreográfica.

Este evento é uma oportunidade rara para conhecer as tecnologias e metodologias desenvolvidas no projeto PREMIERE, e perceber as possibilidades inéditas para criação, preservação e acessibilidade das artes performativas.

>> Mais informações 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
111,328,841