Exposições
Exposição compara olhar de fotógrafos portugueses e espanhóis nas transições democráticas
A exposição “Ventos do Povo”, com inauguração agendada para dia 29, em Faro, compara o olhar de fotógrafos portugueses e espanhóis durante as transições de regime para a democracia nos dois países da Península Ibérica.

29 Jul a 15 Set 2025
Integrando o programa cultural conjunto de Espanha e Portugal que celebra os 50 anos de democracia em ambos os países, a mostra, com curadoria de Rafael R. Tranche e Carla Baptista, propõe “uma viagem comum”, reunindo 70 imagens que ilustram o fim das duas longas ditaduras ibéricas e que se tornaram “símbolos de um novo tempo histórico”.
“Em ambos os países, uma geração única de fotógrafos levou as câmaras para a rua, aplicando fórmulas expressivas e linguagens inovadoras”, assinalam o Ministério da Cultura de Espanha e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), numa nota de imprensa conjunta.
“Embora diferentes na sua formação, um aspeto central aproxima o 25 de Abril e a transição espanhola: o surgimento de movimentos sociais que exigiam a democratização real de cada processo”, destacam.
A exposição está organizada em cinco secções temáticas — "Hoje começa tudo", "O povo na rua", "Do centro à periferia", "Liberdade de expressão" e "A revolução dos corpos”.
Depois da permanência no Arquivo Distrital de Faro até dia 15 de setembro, a exposição seguirá para o Arquivo Distrital da Guarda, onde estará patente de 29 de setembro a 30 de outubro, disse a co-comissária e professora universitária Carla Baptista, adiantando que está também prevista uma itinerância em Espanha, em locais e datas a designar.