"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Em agosto, o 8ª Avenida recebe a exposição "Luís Stoffel. A Arte da Chapelaria" do Museu de Chapelaria

Durante o mês de agosto, o centro comercial 8ª Avenida transforma-se num espaço de elegância e criatividade com “Luís Stoffel. A Arte da Chapelaria”, uma exposição cedida pelo Museu da Chapelaria, que celebra a ousadia e o requinte deste ofício centenário.

1 Ago a 31 Ago 2025

8ª Avenida
Av. Dr. Renato Araújo 1625, 3700-346 São João da Madeira
Preço
Entrada livre
Assinada pelo criador português Luís Stoffel, esta exposição reúne cerca de três dezenas de peças esculturais — chapéus, toucados, fascinators, máscaras e acessórios de cabeça — onde a arte se cruza com a moda e o sonho. Criadas com técnicas artesanais de Alta-Costura, estas obras distinguem-se pelo requinte, detalhe e ousadia, afirmando-se como verdadeiras peças únicas num mundo dominado pela produção em massa da fast fashion.

Com um estilo inconfundível e fortemente simbólico, as criações de Stoffel — conhecido como o “Senhor Chapeleiro” — são inspiradas em universos oníricos e musicais, evocando uma estética mágica e intemporal. Parte destas peças surgiram no contexto da pandemia da COVID-19, momento em que o criador reinventou a máscara como objeto artístico e de identidade.

A exposição resulta de uma doação feita ao Museu da Chapelaria em 2023, composta por 77 peças únicas, algumas delas agora apresentadas aos visitantes do centro comercial, de forma totalmente gratuita. Esta coleção foi distinguida com Menção Honrosa pela Associação Portuguesa de Museologia, reconhecendo o seu valor artístico e patrimonial.

"É com grande entusiasmo que celebramos esta parceria com o Museu de Chapelaria uma instituição de referência na preservação e promoção da nossa herança cultural. Esta colaboração reforça o nosso compromisso em ser mais do que um espaço comercial. Queremos continua a ser também um espaço de vivência cultural, aberto à comunidade e às suas expressões artísticas e históricas, valorizando o que de melhor se faz a nível nacional. Ao lado dos nossos parceiros institucionais, continuamos a apostar numa programação que valoriza a identidade local e aproxima o público da riqueza cultural da cidade", afirma Sérgio Queirós, diretor do 8ª Avenida.

Até 31 de agosto todos os caminhos vão dar ao 8ª Avenida. Do que é que está à espera? Não perca a oportunidade de ver estas obras de arte ao vivo e a cores!
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
111,342,925