"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Mostra de Fotografia e Autores reúne em Faro 13 exposições de fotografia e uma de ''cartoons'

Um total de 13 exposições de fotografia e uma mostra de ‘cartoons’ compõem a terceira edição da Mostra de Fotografia e Autores (MFA) Faro, que decorre até 23 de agosto na capital algarvia.

2 Ago a 23 Ago 2025

Fábrica da Cerveja
Rua do Castelo, 10, Faro
A organização, a cargo da CC11, em colaboração com o Município de Faro, adianta que estarão em exposição na Fábrica da Cerveja fotografias de autores nacionais e estrangeiros e também uma mostra de ‘cartoons’ de André Carrilho.

Durante o período em que decorre a mostra, haverá a oportunidade de tirar retratos ‘à la minute’ e, a 19 de agosto, quando se assinala o Dia Mundial da Fotografia, haverá uma programação especial.

Logo a receber os visitantes encontra-se “a mais performática das exposições da mostra”, em que se vai poder tirar fotografias ‘à la minute’, no âmbito do projeto “A fabulosa máquina de fazer parar o tempo”, de João Paulo Barrinha, em que o ato fotográfico é encarado como performance.

A mostra apresenta também o projeto vencedor da 1.ª edição do Prémio CC11 Fotografia, “Blessed Ground”, um ensaio documental de Ricardo Lopes, que em 2024 acompanhou o impacto da extração industrial de ouro em comunidades rurais de Moçambique.

Os visitantes poderão ainda ver “Alambiques & Alquimistas”, de João Mariano, que retrata as tradições da destilação de aguardente de medronho nas serras de Monchique e Espinhaço de Cão, e o projeto “Muito Frágil”, de Marc Schroeder, que reúne retratos de estranhos com quem se cruzou em Lisboa.

“Margem Sul”, de Luís Ramos, “Joy Bangla”, de Filipe Bianchi, “Crossing Boundaries”, de Alberto Picco, uma retrospetiva do percurso do fotojornalista Carlos Lopes (1949- 2021) e “Middle Ground”, de Joe Wood, são outras das exposições que poderão ser vistas na Fábrica da Cerveja.

A mostra apresenta, ainda, 31 fotografias do projeto “Cante”, de Ana Baião, feito ao longo de uma década e que retrata quem dá corpo e voz ao cante alentejano, e “Change of Season”, que reúne os olhares de 13 fotógrafas sobre transformação, identidade e mudança.

Além destas, estarão também patentes as exposições “O Algarve”, com imagens do arquivo fotográfico de Asta e Luís de Almeida d’Eça, casal que se notabilizou na fotografia vocacionada para a promoção turística da região ao longo das décadas de 1960 a 1980.

O último piso da mostra está inteiramente dedicado à exposição “Da Ucrânia com amor”, de Adriano Miranda, que reúne fotografias e crónicas publicadas no jornal Público, um testemunho direto da guerra na Ucrânia.

Já o piso térreo da Fábrica da Cerveja apresenta “Senhor Lobo”, de André Carrilho, uma seleção de ilustrações criadas para a imprensa ao longo de 2024, retratando as personagens e os acontecimentos que marcaram o ano.

A MFA Faro é de entrada gratuita e estará aberta ao público entre 02 e 23 de agosto, de terça a sábado, das 18:00 às 23:00, e ao domingo, das 10:00 às 13:00.
Fonte: Agência LUSA
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,669,826