Exposições
Exposição de fotografia Gaza Habibti
A Galeria Monumental, em Lisboa, vai receber a exposição de fotografia Gaza Habibti, um testemunho vibrante da cultura de um povo que luta contra o apagamento forçado pelo genocídio em curso na Palestina, acompanhado por um programa cultural que nos convoca a reflletir sobre a nossa humanidade comum.


2 Set a 6 Set 2025
Narrativas visuais desafiam o silenciamento de um povo: exposição traz a Lisboa histórias da Palestina pela lente de fotógrafos palestinianos
Gaza Habibti é uma poderosa exposição itinerante de fotografia e narração de histórias de esperança e perda, centrada nas vozes palestinianas de Gaza, que poderá ser visitada em Lisboa, entre 2 e 6 de setembro, na Galeria Monumental. Com curadoria da Yura Visuals, o projeto, trazido a Portugal pelo coletivo Parents for Peace, tece narrativas visuais de vida, dor, memória e resistência - antes e depois do massacre iniciado em 2023.
A exposição, que reúne obras impactantes de 25 fotógrafos de Gaza, inclui fotografias e uma instalação digital, oferecendo uma perspetiva única e íntima da vida quotidiana sob ocupação, mas também da resiliência, identidade e riqueza cultural do povo palestiniano.
Através deste poderoso testemunho visual e sensorial da vida, força e beleza, mesmo em pleno genocídio, dá-se voz à arte como forma de resistência e esperança. Além de sensibilizar o público para a riqueza e diversidade da cultura palestiniana, esta iniciativa tem como objetivo angariar fundos diretamente para os artistas e projetos culturais em Gaza, através da venda das fotografias expostas e de outros materiais artísticos disponíveis no local.
Os cinco dias de exposição serão acompanhados por uma programação cultural paralela repleta de expressões artísticas. A sessão de abertura, às 18 horas, no dia 2 de setembro, será conduzida por Shahd Wadi e contará com a participação de outros poetas. Ao longo da semana haverá ainda cinema, teatro, partilha de trabalho jornalístico e até uma sessão de luto. O dia de encerramento, sábado, 6 de setembro, além de uma mesa-redonda sobre arte e resistência, incluirá um conjunto de atividades para crianças, de forma a acarinhar também a participação de famílias.
O programa completo pode ser consultado aqui.