"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

O Sons no Património está de volta para a 8.ª edição

17 concertos em 17 lugares únicos da Área Metropolitana do Porto, onde a história encontra o som e a festa acontece e ainda atividades e momentos para guardar para sempre.

5 Ago a 25 Out 2025

Área Metropolitana do Porto
Preço
Entrada livre
Performances em mosteiros, concertos em mercados ou trilhos por caminhos de história são algumas das propostas do Sons no Património, festival que arranca em 5 de setembro e promete animação em 17 locais da Área Metropolitana do Porto.

O festival Sons do Património arranca dia 05 de setembro em Santo Tirso, no Mosteiro do Vilarinho, com a performance "Os Zés Pereiras: Uma prática musical em Vilarinho", que conta também com a apresentação do livro “Os Zés Pereira – Uma Cultura Musical do Entre-Douro-e-Minho”, com a presença dos autores e a atuação do grupo de Vilarinho “Os Rata Nara”.

O evento cultural continua no dia 06 de setembro em Santa Maria da Feira, no Mercado Municipal, com um concerto matinal da Cremalheira do Apocalipse e uma visita guiada ao espaço do mercado pelo arquiteto Carlos Machado e Moura.

Ainda no dia 06 de setembro está previsto o “trilho de S. Silvestre: caminho de história, património e poesia”, com ponto de encontro no Largo Comendador Pereira Inácio, em Paredes, e terminando com um lanche-convívio e a atuação do músico Luca Argel.

Sons no Património segue dia 07 de setembro para Matosinhos, onde o público vai poder apreciar a atuação do sexteto Barananu, no Museu Quinta de Santiago.

No dia 12 de setembro o Sons no Património migra para Vila do Conde para uma visita guiada à Alfândega Régia, Museu de Construção Naval e à Nau Quinhentista, terminando com um concentro da cantora e compositora Sofia Leão.

O evento segue no dia 13 de setembro para Espinho, para Castro de Ovil, onde vai haver lugar para um concerto de Cachupa Psicadélica e uma visita guiada à Estação Arqueológica e às ruínas da antiga fábrica de papel.

O Museu Guerra Junqueiro, na cidade do Porto, é o local escolhido para o Sons no Património trazer dia 14 de setembro a atuação de Art'Ventus Quintet, estando também prevista uma visita à antiga Casa da Câmara, bem como uma visita ao Arqueossítio.

O Jardim da Biblioteca Municipal de Vale de Cambra vai ser o palco para o Sons do Património apresentar a cantora e compositora Rita Vian no dia 19 de setembro.

O ‘rapper’ General D atua a 20 de setembro no Auditório Exterior do Fórum da Maia e o público interessado pode visitar a Torre Lidador.

Sons no Património continua em setembro com as atuações de Líquen, a 22 de setembro no Espaço Corpus Christi em Vila Nova de Gaia, e os Três Tristes Tigres no dia 27 de setembro na Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição, na Póvoa de Varzim.

O festival termina a dia 25 de outubro e estão agendados os concertos de Máximo (Parque Urbano das Corgas, junto ao Museu da Chapelaria e Torre da Oliva/ São João da Madeira), Bruno Pernadas (Oficina da Regueifa e do Biscoito/Valongo), Inóspita (Igreja Velha / Oliveira de Azeméis), Joana Guerra (Igreja Paroquial de Guidões/ Trofa), Rossana (Praça Brandão de Vasconcelos/ Arouca) e Sérgio Onze (Casa de Montezelo/Gondomar).

O festival Sons no Património é um projeto promovido pela Área Metropolitana do Porto, em colaboração com os 17 municípios, que celebra a cultura através de concertos gratuitos em locais históricos de relevância. O evento é de acesso gratuito em todas as atividades e concertos, embora algumas atividades estejam sujeitas a inscrição prévia.

A Área Metropolitana do Porto tem aproximadamente um milhão e oitocentos mil habitantes e é composta por 17 concelhos: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.
Fonte: Agência LUSA
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
112,268,075