"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

"Do Terreiro ao Mundo", nova Criação de Clara Andermatt para a Companhia Instável

A Nova Criação da Companhia Instável para 2025 responde ao desafio lançado pelo Teatro Municipal de Vila Real, que nos propôs um projeto a partir do universo dos Pauliteiros de Miranda e para o qual convidamos a coreógrafa Clara Andermatt.

13 Set 2025  |  21h30

Teatro Municipal de Vila Real
Alameda de Grasse 15B, 5000-703 Vila Real
Preço
Entrada livre
Os Pauliteiros de Miranda são uma das principais expressões tradicionais do nordeste transmontano, com elementos guerreiros, religiosos e rituais. Desde abril de 2025, as Danças Rituais dos Pauliteiros nas Festas Tradicionais de Miranda do Douro integram o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

É a dança que atravessa o tempo.
Os passos desenham laços de fé, luta e ofício.
No bater e no silêncio dos paus ouvimos os ecos atrás dos montes.
O que começa no adro expande-se para além, em corpo e memória, segue caminho, faz-se mudança e força viva.
Está aqui.

— Clara Andermatt
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
112,265,287