"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

CMML2025-V: “Namorados que trobam d’amor” - Cantigas de D. Dinis Recompostas

Ciclo de Música Medieval de Leiria 2025 - Música e Poesia do Rei-Trovador (Setecentos anos após D. Dinis). No dia 27 de setembro, o Castelo de Leiria irá promover o quinto evento do CMML2025. Tanto a oficina participativa como o concerto e recital de poesia musicada serão inteiramente dedicados à recriação de cantigas de D. Dinis das quais não se conhecem melodias originais.

27 Set 2025  |  11h10

Castelo de Leiria
Largo de São Pedro, 2400-235 Leiria
Sábado, 27 de setembro, 15h00 (oficina - Paço do Castelo de Leiria) & 16h30 (concerto - Igreja da Pena)
Castelo de Leiria

CMML2025-V: Oficina Participativa: Qual é a Cantiga?
Sinopse da Oficina Participativa - 27 de setembro de 2025, 15h00, Palácio do Castelo
Na primeira parte desta oficina participativa, apresentam-se, e aprendem-se a identificar, exemplos da variedade estilística da poesia trovadoresca, cantigas de amigo, de amor, de escárnio e maldizer, albas, citando apenas algumas. Na segunda parte da oficina, haverá uma análise em grupo para decidir os tipos de poemas em questão. Os poemas serão apresentados na língua original, estando também disponível a sua tradução durante a oficina.

CMML2025-V: “Namorados que trobam d’amor” - Cantigas de D. Dinis Recompostas
Sinopse do Concerto/Recital de Poesia Musicada - 27 de setembro de 2025, 16h30, Igreja da Pena
Neste concerto, TWB Ensemble trás aos dias de hoje as canções do Rei Trovador. Na era medieval, uma técnica conhecida por contrafactum, era utilizada para atribuir nova composição a letras já existentes (e vice-versa). Inspirado nesta técnica, TWB apresenta melodias originais no estilo da época para dar vida às Cantigas de D. Dinis das quais se desconhece música que tenha sobrevivido até aos nossos tempos. O concerto inclui ainda declamação de poesia medieval.

Direção Artística:
Esin Yardimli Alves Pereira & Ricardo Alves Pereira

Participantes:
ENSEMBLE
The Wandering Bard (TWB Ensemble)
Esin Yardimli Alves Pereira: Vielle, harpa, Voz
Ricardo Alves Pereira: Alaúde, Voz
ARTISTA RESIDENTE
Baltazar Molina: Percussão

BILHETES
Incluído no bilhete de entrada do Castelo (2.1€).
Bilhetes disponíveis para venda no próprio dia a partir das 9h30.
Limitado à lotação da sala.
+info: contact@cordasonora.com
https://cordasonora.com/ciclo_de_musica_medieval_de_leiria_2025/

CICLO DE MÚSICA MEDIEVAL DE LEIRIA 2025
O Ciclo de Música Medieval de Leiria 2025 é uma celebração da poesia e da música seculares da tradição trovadoresca da Idade Média em Portugal e na Península Ibérica. Presta homenagem às Cantigas de Amor, Cantigas de Amigo e Cantigas de Escárnio e Maldizer, com especial destaque para a poesia do Rei D. Dinis, o Rei-Trovador, e para a obra dos seus contemporâneos como Martim Moxa, João Garcia de Guilhade, João Zorro e Airas Nunes. O ciclo integra-se no programa cultural que assinala os 700 anos da morte do Rei D. Dinis.

O CMML2025 inclui mais de dez dias de concertos e eventos interativos ao longo do ano. Cada estilo poético é interpretado por artistas convidados, cujas vozes e instrumentos dão corpo às subtilezas do universo trovadoresco ibérico. Estas apresentações conciliam o rigor da investigação histórico-musical com a visão artística do grupo anfitrião, The Wandering Bard (TWB Ensemble), fundado pelos músicos Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, que assumem também a direção artística do ciclo.

O CMML2025 é promovido pelo Município de Leiria – Castelo de Leiria, com o apoio da Antena 2, e produzido pela CordaSonora e pela Quimeras & Gárgulas – Associação Cultural.

THE WANDERING BARD (TWB ENSEMBLE)
Fundado em 2018 pelos músicos internacionalmente premiados, Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, The Wandering Bard tece a essência da música antiga com a intemporal tradição da narração de histórias.
Inspirando-se nos trovadores e bardos —uma homenagem ecoada no seu próprio nome— o ensemble apresenta um repertório construído através de uma lente historicamente informada, enriquecido por narrativas cativantes, tornando os seus trabalhos em viagens encantadoras.
O grupo dá vida a obras de compositores conceituados da música antiga e mestres anónimos dos séculos XII a XVIII. Cada arranjo é uma criação única meticulosamente trabalhada por TWB, mantendo-se fiel à era de origem e preservando a sua essência histórica.
TWB colabora em palco com percussionistas, cantores e coros adequados ao repertório que executam; focando principalmente no repertório medieval e renascentista. Para além de se ter apresentado em muitos festivais de músicas do mundo e de música antiga em Espanha, Holanda, Inglaterra e Portugal, TWB Ensemble lançou 6 álbuns que são apreciados por milhares de pessoas em todo o mundo, ultrapassando um milhão de reproduções em plataformas online.
Actualmente o The Wandering Bard está activo no Castelo de Leiria. Esin e Ricardo são os diretores artísticos do Ciclo de Música Medieval de Leiria, proporcionando workshops históricos e concertos com artistas residentes e convidados ao longo do ano de 2024 e 2025.
Agenda
Dança

Rozéo

Jardins do Bombarda 13 Set 2025  |  12h30

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
112,242,392