Teatro
Espetáculo teatral "F de Fiama: Mariana Pineda" em Torres Vedras
Espetáculo teatral baseado no desafio de reerguer uma peça encenada por Fiama Hasse Pais Brandão a partir do texto para teatro Mariana Pineda, da autoria de Garcia Lorca, peça essa que foi estreada em 1975, no contexto do Grupo de Teatro Hoje, do qual Fiama foi fundadora (com Gastão Cruz e Carlos Fernando).

20 Set 2025 | 21h30
Refira-se que esse desafio desenvolveu-se a partir do arquivo existente: a versão cénica quase integral da encenadora, a partitura musical de Jorge Peixinho e o programa de Igrejas Caeiro sobre o espetáculo.
F de Fiama é um processo de arqueologia teatral e, simultaneamente, uma proposta para uma colaboração (póstuma, mas tangível) entre o UMCOLETIVO e o Grupo de Teatro Hoje. É a certeza de que os arquivos pessoais são a possibilidade cabal de estudar as mulheres portuguesas do século XX.
É o resgate da memória viva de um espetáculo (de atores, de espetadores e de críticos) para o reerguer, num diálogo entre dois núcleos artísticos que propõem tensões ao processo e à cena, pela relação com a História, pela própria ideia de imagem do que é hoje, e do que era há 50 anos o Teatro, mas sobretudo pela visitação do que resta do efémero.
F de Fiama é um projeto do UMCOLETIVO e do GMCL - Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, que integra alunos do curso de Teatro da Universidade de Évora.