Exposições
Exposição de aguarelas "Luz e Água: um encontro de cores"
A exposição da autoria de António Bártolo está patente ao público na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras de 20 de setembro a 22 de novembro.

20 Set a 22 Nov 2025
De referir, relativamente aos trabalhos que constituirão essa mostra, que as aguarelas de António Bártolo são fragmentos de um universo pessoal, onde lugares e objetos estão profundamente conectados à sua história e à sua essência. Cada pincelada deste artista carrega a herança emocional da sua vida, entrelaçando passado e presente, e dando vida a momentos e memórias.
Através de cores suaves e intensas, António Bártolo procura capturar a essência do que lhe é mais querido. Ao pintar, este aguarelista não pretende apenas representar paisagens naturais ou urbanas, mas sim sentimentos e estados de espírito, preservados — ou não — na memória.
Nas suas obras, procura a luz, uma presença constante que transforma a realidade e dá vida ao que deseja transmitir, seja ao amanhecer refletida na água, ou dançando pelos finais de dia, dando forma a momentos mágicos ou místicos. Ao se observar as obras de António Bártolo, revelam-se ecos da sua história — sombras e luzes que o moldaram. Cada aguarela apresentada pelo mesmo é uma memória em forma de cor, uma tentativa de preservar aquilo que a sua alma mais valoriza.
A exposição Luz e Água: um encontro de cores é inaugurada no dia 20 de setembro, pelas 16h00.
Biografia de António Bártolo
Nasceu em Angola, em 1962. Vive atualmente em Torres Vedras. A sua obra é essencialmente dedicada à aguarela.
Em 1998, fez a sua primeira exposição individual. Desde então, participou em inúmeras exposições coletivas e individuais em Portugal e noutros países. Tem mostrado os seus trabalhos em Espanha, França, Bélgica, Suíça, Itália, Eslováquia, Chéquia, Bulgária, Polónia, Rússia, Grécia, Marrocos, Costa Rica, Brasil, México, Estados Unidos da América, Canadá, Malásia, Indonésia, China, Paquistão, Turquia e Índia.
É curador do Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz e do International Watercolour Meeting of Caldas da Rainha e foi do 1.º Festival Internacional de Aguarela IWS Portugal.
A par da sua carreira artística, orienta pequenos cursos e aulas de aguarela.