Exposições
SOBRECARGA - Uma leitura histórica
Selos postais com sobrecarga, são selos que receberam um carimbo ou impressão adicional após a sua edição original. Essa "sobrecarga" pode alterar o valor nominal, adicionar uma mensagem específica ou indicar uma mudança administrativa.

15 Set a 31 Dez 2025
“SOBRECARGA” é uma reinterpretação actual do trabalho iniciado por Miguel Buzaglo na exposição “O Carteiro Toca Apenas Duas Vezes”, apresentada em Julho de 2000 pela Escola de Fotografia de Artes Visuais Maumaus, no Museu das Comunicações, em Lisboa.
Resultado de uma investigação sobre os temas presentes no museu, a exposição reuniu projetos que exploravam criticamente o lugar da arte e os seus modos de circulação e recepção. Utilizaram-se diversos suportes áudio visuais como forma de abordar temas como a incomunicabilidade, a arte como serviço e a crítica institucional.
Nessa exposição, o autor apresentou uma instalação composta pela projecção de selos com SOBRECARGA, resultantes de intensa pesquisa nos arquivos dos CTT.
Chamava-se a atenção para os marcos históricos e políticas veiculadas nesses pequenos objetos de circulação global.
Volvidos 25 anos, o projecto é agora adaptado para a Montra9, num contexto urbano.
Esta mudança de escala e de contacto directo com o público intensifica o diálogo entre o conteúdo da obra e a sua forma de apresentação, levando a uma reflexão fora das paredes do museu e inserindo-a no fluxo quotidiano da cidade.
Com o título “SOBRECARGA”, esta nova versão continua a interrogar-se sobre as razões históricas na origem dessas marcas — colonização, invasões, ocupações, mudanças de regimes — relembrando como essas questões permanecem inquietantemente actuais.
A Montra9 transforma-se, assim, em ponto de contacto entre o olhar do transeunte e o passado que persiste, nas reduzidas imagens dos antigos selos de correio e nas narrativas globais que continham.