Exposições
Mariana Malheiro: Caos com Carinho
A exposição reúne pinturas onde figuras humanas — predominantemente femininas — habitam ambientes densos e desarrumados, distantes de ideais de passividade. Entre comunhão e isolamento, prazer e dor, ruína e afecto, Malheiro revela a beleza íntima do cuidado que emerge no seio do caos.

23 Set a 15 Nov 2025
As figuras da artista encontram-se inseridas em cenários interiores ricamente detalhados — povoados por padrões, objectos e sombras — onde momentos de intensa comunhão coexistem com instantes de isolamento autossuficiente. Longe dos ideais domésticos e ornamentais historicamente impostos às mulheres, estas protagonistas afirmam-se como agentes activos, donas do seu território e da sua narrativa, habitando um espaço onde prazer e dor, melancolia e humor existem sem passividade.
A técnica de Malheiro, caracterizada por camadas espessas de tinta fresca, sobre as quais desenha com a espontaneidade e liberdade de um esboço, criam uma presença táctil imediata que esbate as fronteiras entre pintura e desenho — chamado painted drawings. Arquivos, memórias e fotografias pessoais servem de matéria-prima, permitindo à artista reinventar cores, deslocar elementos e abrir novas possibilidades narrativas. Mais interessada em levantar questões do que em oferecer respostas, Mariana Malheiro constrói composições que revelam a ternura latente na desordem, estimulando uma tensão entre destruição e cuidado. Entre o lúdico e o melancólico, Caos com Carinho convida a permanecerem na beleza inquieta da desordem, reconhecendo no caos um gesto persistente de intimidade, cuidado e ligação.
Mariana Malheiro (Lisboa, 1995) é uma artista visual que trabalha principalmente com desenho e pintura a óleo. Licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e prosseguiu estudos na Kunsthochschule Kassel, Alemanha. Em 2024, participou numa residência artística no Kunstraum L LC, em Nova Iorque, apoiada pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. O seu trabalho integra colecções institucionais e privadas em Portugal, Brasil e Estados Unidos, e tem sido apresentado em exposições individuais e colectivas em Portugal, Alemanha e Estados Unidos. A sua prática tem sido destacada em publicações como Umbigo Magazine, DOSE e Portuguese Emerging Artists 2023.
Inauguração: 23 de setembro de 2025, das 18h às 21h.