"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Concerto de Halloween

Neste concerto, a morte, o sobrenatural e os mitos são fontes de inspiração para estilos diversos, ganhando som e cor através da voz solista, do coro e da orquestra sinfónica. Um concerto de sustos – sim –, mas também de enorme deleite e diversão musical.

© Carmo-Sousa

26 Out 2025  |  17h00

Centro Cultural de Belém
Praça do Império, 1449-003 Lisboa

«A morte, à meia-noite, toca uma dança – zig e zig e zag – na sua rabeca», fazendo erguer dos túmulos esqueletos tilintantes numa celebração macabra; é o mote deste Concerto de Halloween repleto de histórias arrepiantes.

No poema sinfónico A bruxa do meio-dia, Antonín Dvorák recria um mito eslavo, onde o destino trágico de uma criança desobediente ganha vida através dos timbres da orquestra. Segue-se a célebre Danse macabre, de Camille Saint-Saëns, numa primeira versão para voz que narra um baile macabro no cemitério, recriada a seguir apenas pela orquestra. De lá descemos a uma tenebrosa caverna onde, na ópera Macbeth, Giuseppe Verdi nos mostra bruxas em torno de um caldeirão, cozinhando feitiços ao som do coro «Tre volte miagola la gatta in fregola». No clímax deste concerto, o próprio diabo toma a palavra com Mefistófeles, no tango sombrio Seid nüchtern und wachet, da Faust Kantate, de Alfred Schnittke.

Ficha Técnica
Meio-soprano Cátia Moreso
Contratenor Jan Wouters
Tenor Marco Alves dos Santos
Baixo Christian Luján
Direção musical José Eduardo Gomes
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular Giampaolo Vessella
Orquestra Sinfónica Portuguesa
 
Concerto apresentado por Sónia Silva
Coprodução Centro Cultural de Belém, OPART/Teatro Nacional de São Carlos

Programa
Antonín Dvorák (1841-1904) A bruxa do meio-dia
Camille Saint-Saëns (1835-1921) Danse macabre para voz e orquestra
Camille Saint-Saëns Danse macabre, op. 40 – Poema sinfónico
Giuseppe Verdi (1813-1901) Tre volte miagola la gatta in fregola da ópera Macbeth
Alfred Schnittke (1934-1998) Seid nüchtern und wachet da Faust Kantate

>> Bilhetes

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,810,088