"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Curso: Sinograma | Um sistema cognitivo da visão do mundo

A partir da sua origem e evolução, vamos estudar os sinogramas - caracteres chineses - enquanto sistema semântico de representação do mundo. Dos traços à organização espacial, vamos entender a escrita de caracteres à luz da cultura chinesa, bem como os melhores métodos de aprendizagem e memorização.

10 Out a 31 Out 2025

Online

8 Nov 2025

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

Sinopse 
O curso apresenta uma análise da origem remota da escrita chinesa Hanzi, como um registo das coisas do mundo em pictograma, até à sua derivação atual, fruto da multiplicação de ideogramas e ideo-fonogramas. A forma gráfica do sinograma tem uma lógica universal que, juntamente com o seu sistema da categorização semântica, fornece a chave para a sua aprendizagem. Além disso, a estruturação arquitetónica visual, a organização especial e gestual para executar um carácter podem agir como estímulo sobre o nosso cérebro e potenciar as inteligências múltiplas.

Programa

1ª sessão- Surgimento da escrita chinesa: pictograma, ideograma e ideo-fonograma;

Cangjie, criador lendário da escrita chinesa: um observador do mundo

- O sistema dos caracteres e cognição primitiva

2ª sessão- Etapas de aprendizagem: traços, ordem, organização espacial de componentes gráficos

- Sinograma enquanto sistema semântico: de registo gráfico do mundo real (pictograma) à abstração (ideograma); a sua multiplicação através da combinação entre semantema (radical) e fonograma na categorização dos caracteres

- Organização da nossa “árvore de caracteres”

3ª sessão- Como otimizar a aprendizagem de caracteres: estilos cognitivos e inteligências múltiplas- Como encontrar “o meu método mais eficaz” para aprender caracteres e como usar a aprendizagem para estimular a memória

4ª sessão- A importância da compreensão da cultura chinesa no estudo da escrita: alguns exemplos

5ª e 6ª sessões- Caligrafia, ou “método de bem-escrever”, como regra da modelação de ordem de traços em cadeia e da construção da estrutura gráfica

- Ritmo, fluidez e “dança gestual” da escrita como método mnemónico.

Curso em formato on-line e presencial

Trata-se de uma edição online e apenas com as duas ultimas sessões presenciais ( mas terão lugar no mesmo dia ), transmitida em tempo real e em direto através da plataforma Zoom. Para aceder, o participante só precisa de um telemóvel, tablet ou computador com uma boa ligação à internet. Cada participante receberá um link e password para que se possa juntar ao workshop.

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade. 

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt 

Sun Lam
Professora Associada da Universidade do Minho, Diretora do Departamento de Estudos Asiáticos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, fundadora do curso de Licenciatura em Estudos Orientais (Chinês e Japonês) e do Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês, e investigadora do Centro de Estudos Humanísticos da mesma universidade. As suas atividades letivas cobrem áreas de escrita chinesa, cultura popular da China, história e tradução intercultural. É também divulgadora e praticante da arte do chá.

Datas Sextas | 10, 17, 24 e 31 outubro (online) e Sábado | 8 novembro (presencial)
Horas Sextas | 18.00 às 20.00 Sábado | 10.00 às 12.00 e 14.00 às 16.00
Público-alvo M/ 16 anos [idade indicativa]
Participantes 22
Preço €80
Comprar

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,810,064