Teatro
"Bright Horses", nova criação de Carminda Soares e Maria R. Soares
Espetáculo "Bright Horses" é um dos projetos vencedores da 3ª edição do Projeto CASA, uma iniciativa d’A Oficina/Centro Cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo e Cineteatro Louletano.

4 Out 2025 | 21h30
No sábado 4 de outubro, às 21h30, o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) convida-nos para conhecer a nova criação de Carminda Soares e Maria R. Soares, coproduzida no âmbito do Projeto CASA, uma iniciativa d’A Oficina/Centro Cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo e Cineteatro Louletano, que procura incentivar a experimentação e a emergência de novas linguagens cénicas, apoiando a renovação do tecido artístico nacional.
“Bright Horses”, um dos projetos vencedores da 3ª edição desta parceria, é uma peça para 6 intérpretes – 3 duplas de irmãos gémeos – que faz uso de dinâmicas internas e familiares para refletir criticamente sobre a competição na sociedade capitalista atual.
Trazendo a experiência real para palco através do seu elenco, em "Bright Horses" desenvolvem-se 3 diálogos coreográficos entre irmãos que se posicionam em territórios de disputa, agressão, luto, despedida, afeto e ilustram a complexidade das relações familiares como microcosmos de dinâmicas sociais mais amplas. Usando a intimidade como método de resistência, “Bright Horses” procura inverter a lógica da competição na sociedade atual.
Criação de dança escolhida no âmbito da 3ª edição do Projeto CASA – programa de apoio à Criação Artística na área das Artes Performativas promovido pel’A Oficina/Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, e o Cineteatro Louletano, em Loulé – "Bright Horses" tem direção artística e coreografia de Carminda Soares e Maria R. Soares, e é interpretado por André Cabral e Gonçalo Cabral, Carminda Soares e Maria R. Soares, Alena Krutskikh e Alina Krutskikh.
A apresentação de "Bright Horses" no CCVF conta com audiodescrição, sendo dirigida a maiores de 6 anos, e os bilhetes encontram-se à venda por 10 euros ou 7,5 euros com desconto, podendo ser adquiridos online em oficina.bol.pt, bem como presencialmente nas bilheteiras dos equipamentos geridos pel’A Oficina como o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) e a Loja Oficina (LO).
O 'Projeto CASA' é promovido com o intuito de estimular as novas criações nas áreas da dança, do teatro e de cruzamentos disciplinares e contribuir para o desenvolvimento sustentável do percurso de artistas, criadores nacionais ou residentes em Portugal, nas referidas áreas. Este programa de apoio à Criação Artística integra duas residências de longa duração bem como as respetivas antestreias, estreia absoluta e subsequente apresentação.
Desde 2022, o 'Projeto CASA' já apoiou a criação de seis projetos de artistas em Portugal: "Um Quarto só para Si", da associação cultural Silent Party; "Campo - Força - Chama", de Josefa Pereira; "Volta para a Tua Terra", de Keli Freitas; "Musseque", de Fábio Januário; "Se não for Tu", de Era Rolim; e o recém estreado "Bright Horses", de Carminda Soares e Maria R. Soares.