Teatro
Em outubro, as marionetas regressam ao TNSJ, parceiro do FIMP
O Teatro Nacional São João é novamente parceiro e anfitrião do Festival Internacional de Marionetas do Porto, acolhendo três espetáculos, uma exposição e um atelier para crianças no Teatro Carlos Alberto.

11 Out a 2 Nov 2025
O FIMP no TNSJ arranca nos dias 11 e 12 de outubro com a peça Les Lettres de Mon Père, com texto e interpretação de Agnès Limbos, figura incontornável do teatro de objetos na Europa. Em palco, a criadora belga revisita a sua infância através de cartas escritas pelo pai, a viver no Congo, e enviadas aos filhos. A partir dessas linhas paternas, Agnès confronta-se com memórias de abandono, paternalismo colonial e mudanças de perspetiva sobre os seus pais, recontando não só a sua história como a história de toda uma época. Les Lettres de Mon Père está em cena nos dias 11 e 12 de outubro, sábado às 19h00 e domingo às 16h00.
A 17 e 18 de outubro, o Teatro Carlos Alberto recebe Bonecos, a nova criação da Red Cloud Teatro de Marionetas, com texto de Jorge Louraço Figueira, encenação de Quico Cadaval e interpretação de Sara Henriques. Combinando “novas” e “velhas” tecnologias, palavra e movimento, música e cinema em direto, Bonecos é uma viagem pelos contos tradicionais africanos. Dirigido a crianças maiores de 6 anos, o espetáculo apresenta-se a 17 de outubro, sexta-feira, às 11h00 (sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa) e às 15h00, e a 18 de outubro, sábado, às 19h00.
A fechar a 36.ª edição do FIMP, a companhia libanesa Collectif Kahraba apresenta Géologie d’une Fable, uma performance criada e interpretada por Aurélien Zouki e Eric Deniaud. O espetáculo combina narração de histórias, dança e manipulação de objetos, através da modelação ao vivo de barro, material que os dois intérpretes utilizam para construir a geologia das fábulas. Depois de ter sido cancelado no ano passado devido à guerra no Líbano, Géologie d’une Fable chega finalmente ao Porto a 19 de outubro, domingo, às 16h00.
Na véspera da apresentação de Géologie d’une Fable, no dia 18 de outubro, a companhia Collectif Kahraba promove a masterclass Exploring inner landscapes, dirigida a marionetistas, artistas visuais e estudantes de artes performativas.
De 11 de outubro a 1 de novembro, a Limite Zero Associação Cultural celebra 22 anos de criação artística com uma exposição no Teatro Carlos Alberto. Limite Zero – 22 anos de Formas Animadas propõe uma viagem cronológica e temática pelas obras mais emblemáticas da companhia.
Paralelamente, no dia 11 de outubro, o FIMP promove o atelier Fimpalitos, destinado a crianças a partir dos 6 anos.
Os bilhetes para os espetáculos têm o custo de 12 euros. Para jovens, estudantes, famílias, desempregados e maiores de 65 anos, o TNSJ tem condições especiais, com descontos entre os 30% e os 50%.