"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

Esculpir Mitologias a Dançar Esculturas

Um tributo à riqueza da dança clássica indiana Bharatanatyam, à sua ligação aos mitos hindus e poderosa iconografia. Neste espetáculo, os deuses dançam num universo de movimentos, ritmos, sons e emoção.

25 Out 2025  |  19h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

50 Years of India-Portugal Bilateral Relations

A dançar e a esculpir o tempo há 30 anos - desde o seu Ranga Pravesha, a estreia oficial de uma bailarina de Bharatanatyam perante o público, que aconteceu na cidade de Bangalore, a 25 de outubro de 1995 -, Tarikavalli regressa ao Auditório do Museu do Oriente para apresentar uma nova versão de Mitologia e Histórias Esculpidas.

Pioneira da dança clássica indiana em Portugal, Tarikavalli foi discípula do lendário casal U.S. Krishna Rao e Chandrabhaga Devi, figuras incontornáveis no renascimento do Bharatanatyam na Índia no século XX.

Nesta criação, especialmente concebida para assinalar três décadas de carreira, a bailarina-coreógrafa apresenta obras originais do seu mestre que ganham um novo fôlego, aprimoradas por nuances subtis, diálogos entre as intérpretes e um olhar nostálgico sobre a narrativa original.

Tarikavalli faz-se acompanhar em palco por duas das suas mais notáveis discípulas - e co-fundadoras da Companhia de Dança Tarikavalli - Catarina Mallika e Julieta Rousseau. Juntas, constroem pontes entre a tradição e a modernidade, dando vida às histórias esculpidas nas colunas milenares dos templos do Sul da Índia.

Esculpir mitologias a dançar esculturas constitui-se como um tributo à riqueza única do Bharatanatyam, ao seu elo sagrado com os mitos hindus e à sua poderosa iconografia. Cada dança evoca grandes figuras do panteão hindu: Nataraja, Senhor da Dança Cósmica; Krishna, o Amante Divino e as múltiplas faces da Grande Deusa, símbolo do princípio feminino do Divino. É um espetáculo em que os deuses dançam e se divertem num universo de movimentos, ritmos, sons e emoção. O público é convidado a transcender o tempo e o espaço, numa experiência em que a beleza e a espiritualidade se fundem e que é, ao mesmo tempo, uma homenagem, uma celebração e uma descoberta.

Companhia de Dança Tarikavalli
Direção artística Tarikavavalli | Intérpretes Tarikavalli, Catarina Mallika, Julieta Rousseau

Duração 60', sem intervalo
Público-alvo M/6 anos
Preço €15 [descontos em vigor]
Comprar

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,810,095