Exposições
"As Ondas"
Vídeo-instalação de João Cristovão Leitão, um trabalho ensaísta que se apresenta no Temps d’Images em Lisboa, de 16 a 25 de outubro, e no Festival Singular em Castelo Branco, de 1 a 29 de novembro.

16 Out a 25 Out 2025
Neste vídeo-ensaio, o autor convoca a sua avó materna a recontar a sua história, pontuando-a com o romance de Virginia Woolf com o mesmo título.
Por meio de uma ficção fantástica, o texto desenrola-se colocando a Lourdes de 93 anos em diálogo com a jovem Lourdes de 18 anos, numa conversa que se vai tecendo e se vai transformando quase num monólogo a uma só voz.
Com recurso a um extenso arquivo visual e biográfico, o autor (neto) mapeia o passado e a memória familiar da sua avó.
Este trabalho é uma homenagem à passagem e atravessamento de gerações, que coloca em debate o velho com o novo, a Lourdes do presente com a Lourdes do passado (que no vídeo se corporifica na voz do neto).
| SINOPSE |
As Ondas nasce de um reencontro com imagens do meu arquivo familiar – mais concretamente, da minha avó materna – e o romance homónimo de Virginia Woolf. Se as primeiras traçam visualmente o arco de vida de uma mulher real, o segundo traça literariamente o arco vida de seis personagens, que navegam a transitória existência humana. Deste embate – para o qual também Borges é convocado – emerge um monólogo a várias vozes, onde as fronteiras entre o biográfico e o ficcional se (con)fundem, e o tempo e a memória, como não podia deixar de ser, se entrelaçam.