"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

"Transylvania Florilegium" em Lisboa

O ICR Lisboa, em colaboração com as Embaixadas da Roménia e do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte na República Portuguesa e o British Council, apresenta os volumes em edição de colecionador “Transylvania Florilegium” (2008, 2018 – Editora Addison Publications Ltd) em Lisboa.

22 Out 2025  |  18h00

Instituto Cultural Romeno
Rua do Barão n.º 10, 1100-072 Lisboa
Trata-se de um projeto único de arte botânica e conservação realizado sob o patrocínio do Rei Carlos III, através do qual é meticulosamente registada a diversidade da flora endémica da região sul da Transilvânia, famosa pela sua abundância natural.

A apresentação dos volumes „Transylvania Florilegium” terá lugar no dia 22 de outubro a partir das 18h30, na galeria do Instituto Cultural Romeno em Lisboa (Rua do Barão, n.º 8 – 10). A apresentação será realizada em língua inglesa.

No início da década de 1990, quando Sua Majestade o Rei Carlos III, então Príncipe de Gales, visitou a Transilvânia pela primeira vez, ficou “completamente impressionado com a beleza única e o património extraordinariamente rico” da região (usando as palavras de Sua Majestade). Sua Majestade reconheceu a importância desta paisagem única, com prados abundantes numa flora extremamente rara, mas vulneráveis à transformação humana. Sugeriu então a documentação rigorosa das espécies encontradas nas proximidades das aldeias, para serem incluídas num florilégio, uma esplêndida publicação que combina a ciência botânica com a arte. Dessa forma, é lançado um apelo à proteção do ambiente e do património, fundamentais para os esforços de conservação, para as gerações futuras.

O Doutor John Akeroyd documentou a flora da Transilvânia durante vinte anos (desde o início dos anos 2000), criando uma taxonomia das espécies mais representativas (muitas não classificadas cientificamente). Juntamente com Hellen Allen, conceituada artista e diretora da Escola de Arte Botânica da Chelsea Physic Gardens, acompanharam durante seis anos na Roménia, um grupo internacional de artistas, originários dos Estados Unidos, Austrália, Grã-Bretanha, França, Países Baixos, Japão, Nova Zelândia, África do Sul, Suíça e Turquia. Foram realizadas 124 ilustrações botânicas, num projeto que demorou mais de seis anos, desde a conceção até à publicação, captando a diversidade sazonal, entre as quais mencionamos as espécies endémicas de orquídea selvagem, íris, genciana ou açafrão do prado.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,810,095