"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Infantil

"Famílias no Museu" regressa para dar a conhecer as Platibandas

O programa “Famílias no Museu” regressa após o verão com uma atividade que promete fascinar miúdos e graúdos, desvendando os segredos arquitetónicos da Zona Histórica de Loulé. 

18 Out 2025  |  14h30

Loulé
Preço
Entrada livre

A próxima iniciativa, intitulada “Platibandas ornamentadas no Centro Histórico de Loulé”, terá lugar no dia 18 de outubro, pelas 14h30.

A atividade convida as famílias a olhar para cima e a descobrir um património muitas vezes ignorado: as platibandas. Estas estruturas ornamentais, localizadas no topo das fachadas de muitas casas antigas, são verdadeiras obras de arte que refletem a história social, económica e arquitetónica de Loulé.

O percurso será um passeio comentado que transformará a jornada pelo casco antigo da cidade numa pequena aventura urbana, cheia de descobertas e aprendizagem. As famílias com crianças são incentivadas a embarcar nesta viagem no tempo para observar os diferentes estilos, materiais e simbolismos escondidos nestas decorações.

Esta é uma experiência imperdível para aliar a diversão familiar à sensibilização para o património local, estimulando a curiosidade e a observação nas gerações mais novas.

A iniciativa é gratuita, mas requer marcação prévia. Os interessados devem inscrever-se através dos contactos: servicos.educativos@cm-loule.pt ou 289 400 611.

A iniciativa destina-se a crianças e jovens a partir dos 6 anos, acompanhados por um adulto.

O ponto de encontro será no Museu Municipal de Loulé.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
113,995,241