"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Diogo Pinto apresenta "Agência"

Monitor tem o prazer de anunciar a abertura da nova temporada com a primeira exposição individual do artista português Diogo Pinto, apresentada em simultâneo nos espaços de Roma e Lisboa. A exposição, intitulada de Agenzia/Agência, inaugura a 20 de setembro em Roma e a 26 de setembro em Lisboa.

26 Set a 15 Nov 2025

Monitor Lisbon
Rua da Páscoa 91, 1250-091, Lisboa
Preço
Entrada livre
Concebida como um projeto em duas partes, a exposição revisita e reinterpreta símbolos, arquitetura e as estratégias representacionais da mais ambiciosa transformação urbana e cultural de Lisboa da década de 1990. Esta intervenção — originada num cruzamento entre política, espetáculo e planeamento urbano — prometia uma nova cidade para um novo milénio, inscrevendo-se no imaginário coletivo de uma geração. Ao enquadrar este episódio como um marco histórico e um repositório de narrativas não resolvidas, Agenzia/Agência examina como tais projetos são mediadores da relação entre o espaço público, identidade nacional e ficções do progresso.

Diogo Pinto interage com estes vestígios, não apenas como documentos de um evento passado, mas como agentes na construção de um significado, destacando os mecanismos de promoção, exibição e mediação através dos quais a cidade encenou a sua própria reinvenção. Ao longo dos dois capítulos da exposição, o artista estabelece um diálogo entre memória e projeção, explorando a distância entre promessa e falha.

Nos seus projetos, Diogo Pinto (n. Lisboa) engendra modos de apresentação e mediação das micro-narrativas que investiga através de uma minuciosa prática de pintura. Pensando as exposições como médium, os seus projetos têm-se focado em destacar histórias e ligações obscuras alusivas às subtilezas sociais, culturais e políticas da produção artística.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
115,177,702