"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Académicos

Da inovação numa agricultura campesina à tecnocracia autoritária: o caso da Galiza (1882-1982) - e de Portugal?

Seminário de apresentação e discussão do projecto de doutoramento em curso, "Inovação na agricultura atlántica, Galicia 1882-1982", conduzido por Roque Sanfiz Arias (investigador de doutoramento do HISTAGRA / CISPAC e investigador convidado do IHC - NOVA FCSH / IN2PAST), que analisa a evolução das inovações agrícolas na Galiza e em Portugal ao longo do século XX. 

28 Out 2025  |  12h00

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
Seminário de apresentação e discussão do projecto de doutoramento em curso “Inovação na agricultura atlántica, Galicia 1882-1982”, conduzida por Roque Sanfiz Arias, investigador de doutoramento do HISTAGRA / Centro de Investigação Interuniversitário das Paisagens Atlânticas Culturais (CISPAC), Universidade de Santiago de Compostela, e investigador convidado do IHC – NOVA FCSH / IN2PAST.

A adoção de inovações na agricultura teve e tem consequências sociais, ambientais e económicas. Nesta apresentação procura-se compreender, em termos históricos, como as inovações biológicas, técnicas e sociais se desenvolveram, quais foram as suas consequências e por que razão foram adotadas ou rejeitadas pelos agricultores.

O objetivo desta investigação é demonstrar a existência de vários modelos de inovação na agricultura galega no século XX e explorar os momentos de mudança. O primeiro modelo é o da agricultura biológica, em que os camponeses, os técnicos, as instituições e o mercado tinham de dialogar para introduzir inovações. A guerra civil espanhola pôs termo a este modelo e o regime tentou impor um modelo de inovação baseado no totalitarismo e no controlo social. A partir dos anos 1950, o modelo de desenvolvimento agrário da Revolução Verde foi difundido por toda a Europa. Na Galiza, este modelo de inovação impôs-se, gerando relações muito desiguais entre instituições, mercado e agricultores.

Paralelamente, a investigação visa ainda explorar os intercâmbios entre técnicos galegos e portugueses e as formas de inovação na agricultura portuguesa. O objetivo é estabelecer um marco comparativo para questionar como as mudanças se desenvolveram em dois espaços com condições similares, regimes políticos semelhantes e relações internacionais distintas.

Organização: IHC - NOVA FCSH / IN2PAST e CICS.NOVA - NOVA FCSH

O IHC e o CICS.NOVA são financiados por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (IHC: UID/04209/2025 e LA/P/0132/2020; CICS.NOVA: UID/04647/2025). A tese de doutoramento de Roque Sanfiz integra o projeto de investigação "As dúas vías de cambio e desenvolvemento agrario dol século XX. Pluralismo de saberes no marco orgánico e tecnocracia da revolución verde. A Agricultura atlántica, 1880-2000" (ECOPASADOFUTURO, ref. PID2020-112686GB-100), financiado pelo Ministerio de Cultura e Innovación e a Axencia Estatal de Innovación, em Espanha, e o Fundo Social Europeu Mais.

+ Informações 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
114,489,070