Infantil
Entre monstrinhos e caleidoscópios: Um outono repleto de criatividade nos "Dominguinhos" de novembro
Já com o outono instalado, os “Dominguinhos” do MAR Shopping Matosinhos de novembro prometem encantar os mais pequenos com uma programação gratuita que junta literatura, arte, ciência e consciência ambiental. A programação começa no dia 2 com a hora do conto “Tem calma, Bóris!”, uma divertida história sobre um monstro cheio de boas intenções.
2 Nov a 30 Nov 2025
O MAR Shopping Matosinhos, como parte da empresa global Ingka Centres, promove a importância do “Brincar”, privilegiando a aprendizagem, a empatia e a diversão. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. Aos domingos, entre as 11h00 e as 12h30, no corredor de moda infantil do MAR Shopping Matosinhos, no piso 0, acontece um leque de atividades gratuitas de lazer, numa simbiose perfeita de momentos alegres e educativos.
Os “Dominguinhos” do MAR Shopping Matosinhos disponibilizam uma programação cultural que proporciona atividades gratuitas, lúdicas e educativas para as famílias e crianças da comunidade, que estimulam a aprendizagem, a empatia e a diversão, ao mesmo tempo que se materializa o conceito de meeting place.
PROGRAMAÇÃO DOMINGUINHOS NOVEMBRO 2025 no MAR Shopping Matosinhos
2 novembro | Hora do conto – Tem calma, Bóris! (de Sam Lloyd, editora Booksmile)
Este livro é um livro fantoche, que tem o Boris como personagem principal. Ele é um monstro adorável, cor-de-laranja, peludo e muito irrequieto, que só tem boas intenções, mas acaba sempre por estragar tudo. Quando o Boris chega ao parque, nenhum dos outros pequenos monstrinhos quer brincar, pois o Boris é grande, barulhento e muito beijoqueiro. Mas quando o enorme e assustador cão salta por cima da cerca, Boris vai ser o herói do dia!
9 novembro | Atelier de artes plásticas – Outono a preto e branco
Vamos dar um toque especial à nossa casa com uma decoração de outono! Nesta atividade, transformaremos cascas de noz e amêndoa em peças encantadoras, utilizando canetas acrílicas para criar decorações em preto e branco. Ao final, reuniremos as nozes e amêndoas pintadas dentro de um cesto, resultando em um arranjo único e acolhedor que trará o espírito da estação para nossa casa! Cada participante fará e levará a sua criação para casa.
16 novembro | Atelier de educação ambiental – Comedouro para aves
Nesta época do ano, as aves têm menos acesso a alimentos, e para ajudá-las, vamos construir um comedouro. Vamos reutilizar um pacote de leite, que vamos recortar e pintar, em seguida, preencheremos com uma mistura deliciosa de sementes e grãos. Por fim, colocaremos um fio para pendurar o comedouro numa árvore, proporcionando um espaço acolhedor para as aves. Cada participante fará e levará a sua criação para casa.
23 novembro | Atelier de ciência – Caleidoscópio mágico
Para comemorar o Dia da Ciência, vamos criar um brinquedo ótico: o caleidoscópio. Vamos reutilizar um rolo de papel, que será a base do nosso projeto, usaremos cartolina para construir a parte interna, onde adicionaremos pedaços de papel colorido, glitter e estrelas para criar padrões fascinantes. Após unirmos tudo com fita cola, decoraremos o exterior do rolo. Com o caleidoscópio descobriremos um espetáculo de formas e cores em constante mudança, explorando, assim, a magia da luz e da ótica. Cada participante fará e levará a sua criação para casa.
30 novembro | Atelier de educação ambiental – Globo de outono
Vamos reutilizar um frasco de vidro para criar um globo de outono cheio de elementos naturais! Vamos utilizar um pequeno galho de árvore como tronco e recortar folhas coloridas de papel para formar uma árvore em miniatura. Com cola, fixaremos o galho dentro do frasco e em seguida, vamos adicionar água para criar um efeito de imersão e, para dar um toque especial, incluiremos pequenos círculos de papel que representam as folhas a cair. No final, teremos de agitar o globo para ver as "folhas" a dançar. Cada participante fará e levará a sua criação para casa.

