Música
37.ª Temporada Música em São Roque celebra legado de D. Leonor com obras inéditas de Carlos Caires e Sara Ross
A Temporada Música em São Roque, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, está de regresso. De 13 a 16 de novembro, a Igreja de São Roque e a Igreja de São Pedro de Alcântara, espaços emblemáticos da instituição, voltam a ser palco de concertos imperdíveis, numa edição que contará também com uma instalação sonora na Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo.
13 Nov a 16 Nov 2025
A 37.ª edição da Temporada Música em São Roque assume especial relevância, por se inscrever no ano em que se evocam os 500 anos da morte da Rainha D. Leonor, fundadora da instituição. A sua visão perdura como matriz identitária da Santa Casa e inspira a edição deste ano, dedicada à memória da Perfeitíssima, que deixou uma marca profunda na vida social e artística do país.
O concerto inaugural destaca-se pela estreia absoluta de duas obras inéditas, por encomenda da Santa Casa aos compositores Sara Ross e Carlos Caires, reforçando o papel da instituição como mecenas da criação musical contemporânea.
Carlos Caires, professor na Escola Superior de Música de Lisboa, tem uma carreira marcada pela experimentação sonora e pela incorporação de tecnologias digitais na composição. A sua obra, apresentada em festivais internacionais e distinguida com diversos prémios, reflete uma constante procura de novas linguagens, em diálogo com a tradição musical europeia. Já Sara Ross, compositora e investigadora portuguesa, desenvolve um trabalho inovador em torno da relação entre voz, corpo e espaço. A sua produção abrange ópera, música coral e repertório instrumental, com especial atenção às dimensões performativas e interdisciplinares da criação artística. As suas obras são apresentadas regularmente em Portugal e no estrangeiro, afirmando-a como uma das vozes mais singulares da música portuguesa contemporânea.
Para além destas estreias, a programação da Temporada integra um conjunto de propostas que cruzam a recuperação de património musical com a leitura contemporânea das fontes históricas.
O Ensemble SEO (Sintra Estúdio de Ópera) interpreta repertórios sacros portugueses preservados em arquivos nacionais, apresentados agora em estreia moderna. O Concerto Atlântico recria ambientes sonoros das cortes ibéricas do tempo de D. Leonor, revelando o esplendor artístico e cultural da época. O Musurgia Ensemble apresenta obras portuguesas e franco-flamengas do século XVI, conservadas na Universidade de Coimbra, testemunhos que documentam a inserção de Portugal nas redes europeias de circulação de saberes e práticas musicais. O grupo Arte Minima evoca Lisboa quinhentista através de itinerários musicais que dão a ouvir a capital no período da fundação da Misericórdia, marcada pelo encontro entre tradição local e influências internacionais.
O encerramento da Temporada é protagonizado pelo agrupamento Cupertinos, da Fundação Cupertino de Miranda, com um programa centrado na devoção mariana na polifonia portuguesa e ibérica dos séculos XVI e XVII. A escolha reafirma a espiritualidade que inspirou D. Leonor e estabelece uma ponte entre memória, fé e criação artística.
“Lugares Invisíveis: Ásia”
Paralelamente aos concertos, estará patente na Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo, da Santa Casa, a instalação sonora interativa “Lugares Invisíveis: Ásia”, da autoria do compositor Carlos Caires. Trata-se de uma instalação multicanal, composta por 16 canais dispostos em forma de cúpula, que propõe uma experiência imersiva e sensorial, onde o público interage com sons da natureza e instrumentos tradicionais asiáticos, através de gestos e movimentos das mãos. A obra convida o público a explorar dois mundos sonoros — floresta e cidade — manipulando sons e instrumentos “no ar” através de sensores de movimento, criando uma experiência personalizada e envolvente.
Carlos Caires é um dos mais relevantes compositores portugueses contemporâneos, com uma carreira marcada pela exploração da música eletroacústica e pela integração de tecnologia nos processos criativos, e tem desenvolvido software especializado como o IRIN, dedicado à micromontagem sonora, sendo pioneiro na criação de instalações interativas que cruzam arte, ciência e tecnologia.
No site da Temporada Música em São Roque poderá consultar com detalhe o Programa deste ano.


