Exposições
"Vale Ferreira: Braga - Nova Iorque" - João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira
Ao longo de 10 obras em que recorrem a diferentes técnicas e materiais, nomeadamente, instalação sonora, escultura ou pintura, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira (JPV + NAF) exploram assuntos como a sexualidade, as identidades ou a liberdade.
3 Nov a 10 Jan 2026
A inspiração para o nome da exposição, "Vale Ferreira: Braga - Nova Iorque", está na persona e obra de António Variações, amarense que cedo se mudou para Lisboa e se constituiu como um símbolo de liberdade para uma geração que estava a sair de mais de 40 anos de ditadura.
Para Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da ZET Galeria de Arte, esta exposição "é uma reflexão sobre os tempos escuros que vivemos e sobre as reminiscências de tudo isto no passado e na construção das inquestionáveis identidades. Aquilo que sabemos hoje é que, também eles, também esta exposição, está algures entre Braga e Nova Iorque e também eles, como António Variações, estão entre as vozes mais ruidosas e pertinentes de uma geração”.
JPV + NAF destacam o carácter político da sua obra, uma caraterística que os acompanha desde o início da sua obra. “Eu gosto de pensar que somos uma espécie de maratonistas, desde que começámos. Não somos sprinters, nem panfletários, independentemente dos contextos sociais e políticos que atravessámos ou que estamos a viver agora. Tudo o que fazemos é um ato político e, se escolhermos nada ter que ver com a política, isso é também um ato político”, defendem.

