"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Vale Ferreira: Braga - Nova Iorque" - João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira

Ao longo de 10 obras em que recorrem a diferentes técnicas e materiais, nomeadamente, instalação sonora, escultura ou pintura, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira (JPV + NAF) exploram assuntos como a sexualidade, as identidades ou a liberdade. 

3 Nov a 10 Jan 2026

ZET Galeria de Arte
Rua da Prata, 176 Lisboa
Preço
Entrada livre
Na ZET, os artistas partem da obra de António Variação, que esteve na origem do nome da exposição, para mostrarem o seu trabalho sem limites ou barreiras.

A inspiração para o nome da exposição, "Vale Ferreira: Braga - Nova Iorque", está na persona e obra de António Variações, amarense que cedo se mudou para Lisboa e se constituiu como um símbolo de liberdade para uma geração que estava a sair de mais de 40 anos de ditadura.

Para Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da ZET Galeria de Arte, esta exposição "é uma reflexão sobre os tempos escuros que vivemos e sobre as reminiscências de tudo isto no passado e na construção das inquestionáveis identidades. Aquilo que sabemos hoje é que, também eles, também esta exposição, está algures entre Braga e Nova Iorque e também eles, como António Variações, estão entre as vozes mais ruidosas e pertinentes de uma geração”.

JPV + NAF destacam o carácter político da sua obra, uma caraterística que os acompanha desde o início da sua obra. “Eu gosto de pensar que somos uma espécie de maratonistas, desde que começámos. Não somos sprinters, nem panfletários, independentemente dos contextos sociais e políticos que atravessámos ou que estamos a viver agora. Tudo o que fazemos é um ato político e, se escolhermos nada ter que ver com a política, isso é também um ato político”, defendem.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
115,741,586