Conferências
Ciclo de Conferências Em Arte Contemporânea - CCAC
Num espaço de diálogo, José Almeida Pereira apresentará a força do olhar e o lugar do real na criação artística.
18 Nov 2025 | 14h30
A Universidade Lusófona do Porto recebe o pintor José Almeida Pereira, no dia 18 de novembro, para uma conferência sobre o resgate da aura das obras Clássicas e uma viagem por espectros.
Realiza-se a sessão de encerramento do ciclo de conferências CCAC, no Salão Nobre da Universidade Lusófona do Porto, pelas 14h45 e conta com a moderação de Susana Chiocca. José Almeida Pereira propõe uma reflexão sobre a réplica e o “pós-aura” da imagem na arte contemporânea na era de revolução digital.
“A persona é o real e o real morreu. Nós vivemos numa construção que é virtual e esse virtual anula a realidade.” – José Almeida Pereira. O artista faz a leitura da imagem enquanto duplicado, e imprime como a atualidade se tornou uma construção que substitui o real.
Natural de Guimarães, Almeida Pereira é licenciado em pintura e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Frequentou os Estudos Independentes da Maumaus (2012).
O pintor destaca a instalação que fez na Faculdade de Direito do Porto (2004), sobre a ideia dos direitos de autor numa obra espelhada e o conjunto de azulejos criados para a Reitoria da Universidade do Porto (2008), onde explora iconografia das marcas e a restruturação e transformação de logotipos.
O seu trabalho está representado em importantes coleções, entre as quais, Fundação EDP, a Fundação PLMJ, a Coleção Norlinda e José Lima e a Câmara Municipal do Porto, bem como coleções internacionais como a Banque Pivée Edmond de Rothschild.
Informações do evento
Data: Terça-feira, 18 de novembro 2025
Hora: 14h45
Local: Salão Nobre da Universidade Lusófona do Porto
Entrada livre (sujeita à lotação da sala)
Organização: Ciclo de Conferências CCAC – Universidade Lusófona do Porto
Moderação: Susana Chiocca

