"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Académicos

Jornalistas José Manuel Rosendo e Patrícia Fonseca discutem situação na Palestina na NOVA FCSH

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) promove, no próximo dia 27 de novembro, às 18h00, a terceira sessão do ciclo Pensar Palestina, dedicada ao tema “Media e Representação: quem narra a Palestina?”.

27 Nov 2025  |  18h00

Lisboa
Rua de São José, 55, 1150-321 Lisboa
Preço
Entrada livre
Esta sessão convida à reflexão sobre o modo como a Palestina é retratada pelos meios de comunicação portugueses e internacionais. A forma como as notícias são construídas e circulam, as vozes que são amplificadas ou silenciadas e a interdição de jornalistas internacionais em Gaza contribuem para uma narrativa profundamente desigual sobre a realidade palestiniana.

O debate contará com a presença de José Manuel Rosendo, jornalista da RTP e Antena 1 com vasta experiência na cobertura do Médio Oriente e de conflitos internacionais desde 2003, e de Patrícia Fonseca, fundadora do jornal Médio Tejo e antiga repórter da revista Visão, cuja reportagem em Gaza, em 2009, foi distinguida internacionalmente com o Prémio Bayeux-Calvados para Correspondentes de Guerra.

A sessão abre com a leitura encenada, pelo ator Filipe Vargas, da última mensagem do jornalista palestiniano Hossam Shabat, escrita antes da sua morte, em março deste ano, durante um ataque israelita em Beit Lahiya. Tinha 23 anos.

O ciclo Pensar Palestina propõe-se organizar oito sessões até junho de 2026, com conversas, debates e momentos culturais.

“Ao longo destas sessões, pretende-se desfazer visões redutivas da experiência palestiniana, que a comprimem em estereótipos e apagam a profundidade de uma cultura que, apesar de décadas de expropriação e tentativas de apagamento, continua a florescer em criatividade, pensamento e vida coletiva”, sublinha Carla Baptista, Subdiretora Adjunta da NOVA FCSH para a Cultura.

O objetivo das sessões é criar um espaço de reflexão crítica sobre a história, a política, as representações mediáticas e o papel do conhecimento, enquanto se celebra a arte e a cultura palestiniana.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
115,716,171