"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Festival Internacional de Órgão de Évora

Concerto com Sérgio Silva e Rafael dos Reis

22 Nov 2025  |  18h00

Igreja do Espírito Santo
Largo dos Colegiais, 1 - 7000-803 Évora
Um tributo a Johann Sebastian Bach

No ano em que se assinalam os 340 anos do nascimento de Johann Sebastian Bach, celebramos aquele que é, sem sombra de dúvida, um dos maiores génios da história da música. A sua obra, de dimensão quase enciclopédica - lembrando a ambição intelectual de Diderot - permanece como um marco incontornável na construção da linguagem musical ocidental.

A influência de Bach estende-se muito para além do seu tempo: atravessa o Romantismo, onde compositores como Mendelssohn tiveram um papel essencial na sua redescoberta, e alcança as estéticas modernas e pós-modernas, que continuam a encontrar na sua escrita rigorosa e profundamente humana uma fonte inesgotável de inspiração.

Entre os muitos legados que nos deixou, destaca-se a extraordinária produção para órgão. Os seus Prelúdios e Fugas revelam uma imaginação estrutural e contrapontística inovadora, levando a forma fuga ao seu expoente máximo. A estes somam-se os Prelúdios de Coral, obras de devoção e engenho que se enraízam no canto tradicional da assembleia luterana, transformado pelo compositor numa linguagem de rara expressividade espiritual.

O FIOE presta, assim, homenagem ao mestre alemão neste final do ano litúrgico, propondo um concerto que coloca a sua música nas mãos de dois intérpretes distintos. Esta escolha sublinha a riqueza expressiva e a universalidade de Bach, permitindo revelar múltiplas perspetivas sobre a obra daquele que muitos consideram o maior compositor de todos os tempos.

PROGRAMA

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
340 anos do seu Nascimento

RAFAEL DOS REIS

Passacalha e fuga em dó menor BWV 582

«Nun Komm, der Heiden Heiland», BWV 659,
à 2 claviers et pédale

Trio super «Nun Komm, der Heiden Heiland», BWV 660
a due bassi e canto fermo

«Nun Komm, der Heiden Heiland», BWV 661
in organo pleno / il canto fermo nel pedale

SÉRGIO SILVA

Prelúdio em Si menor, BWV 544i

«Allein Gott in der Höh sei Ehr», BWV 662,
à 2 claviers et pédale / il canto fermo nel soprano

«Allein Gott in der Höh sei Ehr», BWV 663,
à 2 claviers et pédale / il canto fermo nel tenore

Trio super «Allein Gott in der Höh sei Ehr», BWV 663,
à 2 claviers et pédale

Fuga em Si menor, BWV 544ii
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NA LINHA DA FRENTE"

Em parceria com a com a Alambique Filmes, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme realizado por Petra Volpe - uma obra poderosa, profundamente humana e necessária, que presta uma vibrante homenagem aos enfermeiros e ao papel essencial que desempenham na nossa sociedade.

Visitas
115,866,212