Música
Bairro Coral
Uma ode à voz, aos sons e à comunidade regressa em 2025 pelas mãos do Bairro Coral. O festival vimaranense volta a preencher a cidade com momentos de conversa e muita música já no próximo dia 23 de Novembro. Um dia inteiro dedicado a um programa intenso, plural e exploratório da palavra cantada, onde o som se transforma em gesto e a voz num lugar de encontro.
23 Nov 2025 | 15h00
A viagem começa logo às 15:00, no histórico Convento das Dominicas, com um “Diálogo em torno da música de intervenção”. Momento a cargo do trio composto pelo músico e cantor revolucionário, Tino Flores; de uma das vozes mais carismáticas e versáteis portuguesas, Cláudia Martins; e do artista de intervenção, Ugly Bald. Esta conversa conta com a moderação do etnomusicologista Hugo Castro.
Logo depois, a voz falada irá dar lugar à palavra cantada com o duo de improvisação TRACAPANGÃ. Um projecto criado por Mariana Dionísio e João Pereira, que mergulhará o Convento das Dominicas numa onda em que a voz e a bateria se cruzam num amplo espectro estilístico.
A partir das 17:30 a música junta-se à poesia e à performance com os HARPOEMACTO no CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura. Um projecto que procura misturar a música ao teatro numa busca de criar um corpo interdisciplinar, uma harmonia, uma cisão.
A sinfonia musical de João Neves e Pedro Branco encerrará a quarta edição do Bairro Coral.
Uma actuação única a partir das 19:00 no Restaurante Bugalho do Chef Rui Lemos.
Desde 2021, o Bairro Coral promove o conceito de vozes em diálogo, cantadas ou faladas, como um meio privilegiado para potenciar o interesse da comunidade pelo diálogo intercultural e pela preservação do legado cultural.
O Bairro Coral é organizado pela associação Outra Voz e Discos de Platão.
A quarta edição conta com o apoio do IMPACTA - Investimento Municipal em Projectos e Actividades Culturais, Territoriais e Artísticas/Câmara de Guimarães e da CCDRN/Norte Pontual.

