Teatro
No pares (sigue, sigue)
A performance “No Pares (sigue, sigue)” de Segi Casero, artista, designer e performer de Barcelona estreia-se no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery no dia 18 de dezembro de 2025 no âmbito do programa da Porto Design Biennale 2025.
18 Dez 2025 | 19h00
No Pares (sigue, sigue) é uma performance participativa que explora a violência oculta nas forças produtivas do desejo liberal e passa a inserir o programa público da Porto Design Biennale. Criada e performada por Sergi Casero, artista, designer e performer de Barcelona, a peça revela a culpa, a autopunição e a insatisfação incorporadas nas ideologias de produtividade e auto-realização que caracterizam o capitalismo hedonista.
Algures entre uma aula de spinning e uma palestra performativa, a peça apresenta-se como um ciclo interminável de pedaladas com um tom extático onde o público é lentamente seduzido para se juntar a este frenesi auto-explorador.
Para além de expor a incompatibilidade entre as temporalidades e narrativas neoliberais e os nossos corpos, a performance propõe estratégias de resistência que, embora possam parecer poéticas e utópicas, visam perturbar o individualismo predominante e promover soluções coletivas e organizadas, pois só assim poderemos travar a inércia do sistema.

