"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Absolutamente Liberal

Integrada no ciclo “Sem Rei Nem Roque”, a peça “Absolutamente Liberal” interpreta livremente um episódio histórico e dramático por excelência da nossa história: A guerra civil entre Liberais e Absolutistas.

4 Dez a 21 Dez 2025

Teatro-Estúdio António Assunção
Rua Conde Ferreira, 2800-077 Almada
Num escritório corporativo contemporâneo um grupo de homens e mulheres de negócios vê-se preso nas suas rotinas diárias de competição feroz, ambições pessoais e interesses financeiros. Eles trabalham numa grande corporação e fazem parte de uma elite que define as regras da economia, mas a sua vida profissional tornou-se uma prisão de cifras e status, sem margem para o que significa realmente o verdadeiro significado de liberdade, identidade e justiça. Durante uma festa de natal esse grupo é “transportado” para o passado de Portugal, mais precisamente ao segundo quartel do século XIX, num período de disputa pelo poder entre liberais e absolutistas, cartistas e setembristas. Nesta época, onde o povo português se sentia desorientado, muitas vezes sem sequer ter a convicção do lado que devia defender, depois do trauma causado pelas invasões francesas, o grupo de “executivos” assume o papel de gente comum. Aí vivem a tenção e as escolhas entre a estabilidade anacrónica protagonizada pelos defensores do rei absoluto e uma ambígua liberdade “oferecida” pelas fações liberais, tornando-se assim protagonistas numa guerra que também poderá definir as suas próprias vidas. Após o seu “regresso ao futuro”, há quem não aprenda nada com o passado e siga cometendo os mesmos erros, ou ainda os acentue mais.

Cocriadores do Texto: Antónia Terrinha, Bibi Gomes, César Melo, Pedro Luzindro, Victor Caetano e Fernando Jorge Lopes; Coordenação Artística: Fernando Jorge Lopes; Interpretação: Antónia Terrinha, Bibi Gomes, César Melo, Pedro Luzindro e Victor Caetano; Movimento e Assessoria à Coordenação Artística: Maria João Garcia; Cenografia: Jean Marc Dercle; Figurinos: Miguel Falcato; Costureira: Catarina Lopes Alves; Desenho de Luz: Daniel Verdades; Sonoplastia e Desenho de Som: Sandro Esperança; Música: Pedro Luzindro; Direção Técnica: Celestino Verdades; Técnicos de Palco: Celestino Verdades, Daniel Verdades e Sandro Esperança; Direção Produção: Sofia Oliveira; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Produção: Josefina Correia e Paula Almeida; Design Gráfico: P2F Atelier; Fotografia: José Frade; Videógrafo: Leonardo Oliveira

M/12 . 80’
4 a 21 DEZ . QUI a SÁB 21h30 . DOM 16h
TEATRO-ESTÚDIO ANTÓNIO ASSUNÇÃO
Preçário Bilhete adulto 10 € criança, jovem, sénior, profissional de espetáculo, professores e grupos a partir de 3 pessoas 6 €
Marcação Prévia

Reservas
212723660 . 962215929 . teaareservas@gmail.com
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Cartas de Amor"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 13 de dezembro (sábado), às 21h00, na Super Bock Arena, no Porto.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

"GARFIELD - Um Musical com Gatitude"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para o espetáculo musical baseado na banda desenhada original de Jim Davis na Super Bock Arena, no Porto, para a sessão de 13 de dezembro (sábado), às 15h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
116,953,788