"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Tragédia de Titus "invade" o CCB em janeiro

Adaptação da autoria de Cátia Pinheiro, Hugo van der Ding e José Nunes transporta a primeira tragédia de Shakespeare para os palcos dos conflitos atuais. Em cena até 25 de janeiro.

© José Caldeira/TNSJ

16 Jan a 25 Jan 2026

Centro Cultural de Belém
Praça do Império, 1449-003 Lisboa

Após o sucesso da temporada no Porto, o espetáculo Titus, a nova criação da companhia Estrutura, estreia-se no Centro Cultural de Belém dia 16 de janeiro de 2026. Partindo da tragédia Titus Andronicus, esta adaptação, da autoria de Cátia Pinheiro, Hugo van der Ding e José Nunes, transporta para a atualidade uma das obras mais violentas, cruas e desconcertantes de Shakespeare. 

Titus é marcada pelos excessos, pela brutalidade e por um mecanismo de vingança que se perpetua até ao colapso total. É precisamente nessa crueza inaugural que a encenação de Cátia Pinheiro e José Nunes encontra espaço para uma abordagem que se propaga nos dias que vivemos: desmontar, remisturar e expor aquilo que na violência, passada ou presente, continua a pulsar.

A ação do espetáculo abandona o campo de batalha romano para nos situar num after hours saturado de luz, suor e tragédia, onde Shakespeare e Tarantino poderiam muito bem encontrar-se no balcão de um bar. Um lugar onde a violência é simultaneamente exibida, comentada e rentabilizada, refletindo o mundo contemporâneo: guerras transmitidas em direto, indignação efémera, banalização da dor e um ciclo de retaliação que parece impossível de quebrar.

O elenco reúne Cátia Pinheiro, João Nunes Monteiro, João Oliveira, Maria Inês Peixoto, Pedro Frias, Roldy Harrys, Rui Maria Pêgo, Tiago Jácome, Tita Maravilha e Vicente Gil, com participações em vídeo de Hugo van der Ding, Joana Ricarte e José Nunes. A equipa artística inclui cenografia de Cátia Pinheiro e Igor Pittella, figurinos de Jordann Santos, luz de Daniel Worm d’Assumpção, música e sonoplastia de Vasco Zentzua, vídeo de Vasco Mendes, e consultorias científica e dramatúrgica de Joana Ricarte e Maria Sequeira Mendes. 

Titus resulta de uma coprodução da Estrutura, Teatro Nacional São João e Centro Cultural de Belém. A peça pode ser vista no CCB até 25 de janeiro. Às sextas-feiras, às 20h00, sábados, às 19h00, e aos domingos, às 17h00.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
117,312,829