Teatro
"Sentinelles" de Jean-François Sivadier: Sucesso do teatro francês chega ao Teatro Nacional São João
Em cena em França há quatro anos, Sentinelles chega ao Teatro São João, de 15 a 17 de janeiro, para sondar, com som e fúria, o movimento amoroso entre música e teatro, numa criação singular de Jean-François Sivadier.
15 Jan a 17 Jan 2026
A abrir o novo ano, entre 15 e 17 de janeiro, o palco do Teatro São João recebe Sentinelles, uma criação de Jean-François Sivadier, que assina o texto, a encenação e a cenografia. Vinda de França, a peça propõe um intenso encontro entre música e teatro, interpretado por três atores que transformam o corpo no único instrumento em cena.
Inspirado no romance O Náufrago, de Thomas Bernhard, Sentinelles parte da relação entre três pianistas virtuosos marcados pela sombra tutelar e intimidante de Glenn Gould. A partir deste motor narrativo, Jean-François Sivadier investiga as fronteiras sempre instáveis entre talento e génio, questionando também as etiquetas com que se tenta classificar a arte e os artistas. “Mozart é a infância. E Chopin, é o quê? A harmonia?”, pergunta-se em cena, num fluxo de diálogos rápidos, divertidos e sarcásticos.
Em cena em França há quatro anos, Sentinelles é um espetáculo de particular longevidade e reconhecimento, assinado por um dos mais relevantes criadores do teatro contemporâneo francês. Jean-François Sivadier foi distinguido em 2022 com o Grande Prémio de Teatro da Academia Francesa pelo conjunto da sua obra, consolidando um percurso marcado pela liberdade formal e pela reflexão profunda sobre o ato artístico.
Sentinelles está em cena no Teatro São João entre 15 e 17 de janeiro, quinta-feira e sábado, às 19h00, sexta-feira, às 21h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,5 e os 16 euros.
Mais informações em tnsj.pt/sentinelles.

