"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Francisco de Holanda e os seus contemporâneos

Curso online, organizado pelo Centro Nacional de Cultura e coordenado por Fernando António Baptista Pereira, a decorrer entre 21 de janeiro e 25 de fevereiro de 2026.

21 Jan a 25 Fev 2026

Online

O pintor e tratadista Francisco de Holanda (ca. 1518-1584) foi uma personalidade fundamental da cultura portuguesa e europeia do século XVI. O meio familiar e cortesão em que se formou proporcionou-lhe bases artísticas e humanísticas de que muito poucos artistas do seu tempo puderam beneficiar. Graças a essa magnífica formação e às vivências na Corte – e também a uma Viagem a Itália (1538-1540), integrado na Embaixada enviada ao Papa por D. João III, chefiada por D. Pedro de Mascarenhas, Francisco de Holanda conheceu Miguel Ângelo e vários outros artistas italianos do seu tempo e visitou e desenhou monumentos antigos e modernos. Depois de regressar, empreendeu a execução de dois Tratados (‘Da Pintura Antiga’, terminado em 1548, e ‘Do Tirar pelo Natural’, terminado em 1549), do ‘Livro das Antigualhas que viu e desenhou’ e da sua obra-prima de desenhador e iluminador ‘De Aetatibus Mundi Imagines’, estas duas últimas só concluídas décadas depois. Em 1563 executa, por encomenda da Rainha D. Catarina, uma Galeria Portátil de retratos de família que acompanhariam a Infanta D. Maria no seu casamento com o Duque de Parma. Em 1571, dedicou a D. Sebastião dois novos tratados: ‘Da Fábrica que falece à Cidade de Lisboa’ e ‘De quanto serve a Ciência do Desenho e Arte da Pintura’. Apoiou o efémero reinado de D. António Prior do Crato, mas haveria de reconhecer Filipe II, que lhe atribuiria uma tença pouco antes de morrer. Este curso visa apresentar a biografia e a obra escrita e plástica de Francisco de Holanda, contextualizando-a em paralelos com poetas e artistas seus contemporâneos, como Camões, Jerónimo Corte-Real, os pintores Gaspar Dias, António Campelo e Fernão Gomes ou o arquiteto Baltazar Álvares.

1. Francisco de Holanda: a família e os anos de formação. A viagem a Itália. O ‘Livro das Antigualhas’ e a autorrepresentação.

2. Os dois primeiros Tratados: o ‘Da Pintura Antiga’, em dois Livros, e o ‘Do Tirar polo Natural’. Crítica e teoria da Arte, teoria e prática do retrato. O ex-voto de 1552 e a Galeria Portátil de 1563.

3. Os Tratados tardios de 1571: ‘Da Fábrica que Falece à Cidade de Lisboa’, recomendações urbanísticas, de defesa e de expiação espiritual; e ‘De quanto serve a Ciência do Desenho e Arte da Pintura’, o mais autobiográfico de todos os escritos de Holanda.

4. Quem eram os arquitetos e os artistas contemporâneos de Holanda, de 1540 a 1584? Holanda teve eco na Arte Portuguesa do seu tempo?

5. Francisco de Holanda, Camões e Jerónimo Corte-Real: convergências e caminhos divergentes. O ‘De Aetatibus Mundi Imagines’ e o simbolismo da cor.

COORDENAÇÃO: Fernando António Baptista Pereira
HORÁRIO: quartas-feiras; das 18h30 às 20h00 – online
DURAÇÃO: 5 sessões; de 21 de janeiro a 25 de fevereiro (no dia 11 de fevereiro não há sessão)
PREÇO: sócio CNC – 175€ | não sócio CNC – 210€

Todas as sessões do curso serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC. 

Inscreva-se aqui

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A GRANDE ELEANOR"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia de "A Grande Eleanor", um filme realizado por Scarlett Johansson, com argumento de Tory Kamen, sobre solidão, verdade e uma amizade inesperada.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
118,531,815