Teatro
"Vidro Pantera" estilhaça o universo de Heiner Müller em estreia absoluta em Faro
As companhias Alma d’Arame (Montemor-o-Novo) e Teatro de Ferro (Porto) estreiam a sua cocriação "Vidro Pantera – Estilhaços de Heiner Müller» nos dias 16 e 17 de janeiro de 2026 no Teatro das Figuras (Teatro Municipal de Faro).
16 Jan a 17 Jan 2026
“Decidimos criar um espetáculo-visita-guerra-relâmpago ao universo de Heiner Müller.
Fragmentos da sua poesia e do seu teatro vão animar corpos, espaços, objetos, máscaras e até marionetas. Aristocratas e ditadores, soldados, amantes, vivos e mortos dialogam com figuras maiores da mitologia e da cultura europeia numa tensão este-oeste que H.M. tão bem soube sintetizar. Vidro Pantera é um espectáculo feito de estilhaços, de pedaços de textos, neste caminho entrecortado e caleidoscópico acabamos por descobrir um Müller que é simultaneamente autor e actor nos dramas que escreveu e que viveu", tal como sublinha o encenador da peça, Igor Gandra.
A cenografia, assinada por Amândio Anastácio, reforça a dimensão visual e material do espetáculo, propondo um espaço habitado por camadas, ruínas e metamorfoses. A música original de Carlos Gomes acompanha esta construção atmosférica, enquanto o apoio à dramaturgia de Miguel Ramalhete Gomes assegura a ligação entre os diferentes fragmentos textuais escolhidos da vasta obra de Müller.
Com VIDRO PANTERA, a Alma d’Arame e o Teatro de Ferro voltam a afirmar-se como duas estruturas inventivas do teatro de marionetas e objetos em Portugal, trazendo para o palco uma abordagem contemporânea à herança de Heiner Müller — um autor cuja escrita continua a ecoar, com rara intensidade, no teatro do século XXI.
>> Bilhetes

