"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

"Vidro Pantera" estilhaça o universo de Heiner Müller em estreia absoluta em Faro

As companhias Alma d’Arame (Montemor-o-Novo) e Teatro de Ferro (Porto) estreiam a sua cocriação "Vidro Pantera – Estilhaços de Heiner Müller» nos dias 16 e 17 de janeiro de 2026 no Teatro das Figuras (Teatro Municipal de Faro).

16 Jan a 17 Jan 2026

Teatro das Figuras
Rua João de Brito Vargas, 8005-518 Faro
Com encenação de Igor Gandra, cenografia de Amândio Anastácio, música de Carlos Guedes e apoio à dramaturgia de Miguel Ramalhete Gomes, VIDRO PANTERA compõe uma abordagem caleidoscópica ao legado de um dos autores mais influentes do teatro europeu, no momento em que se assinalam 30 anos da sua morte.

“Decidimos criar um espetáculo-visita-guerra-relâmpago ao universo de Heiner Müller.

Fragmentos da sua poesia e do seu teatro vão animar corpos, espaços, objetos, máscaras e até marionetas. Aristocratas e ditadores, soldados, amantes, vivos e mortos dialogam com figuras maiores da mitologia e da cultura europeia numa tensão este-oeste que H.M. tão bem soube sintetizar. Vidro Pantera é um espectáculo feito de estilhaços, de pedaços de textos, neste caminho entrecortado e caleidoscópico acabamos por descobrir um Müller que é simultaneamente autor e actor nos dramas que escreveu e que viveu", tal como sublinha o encenador da peça, Igor Gandra.

A cenografia, assinada por Amândio Anastácio, reforça a dimensão visual e material do espetáculo, propondo um espaço habitado por camadas, ruínas e metamorfoses. A música original de Carlos Gomes acompanha esta construção atmosférica, enquanto o apoio à dramaturgia de Miguel Ramalhete Gomes assegura a ligação entre os diferentes fragmentos textuais escolhidos da vasta obra de Müller.

Com VIDRO PANTERA, a Alma d’Arame e o Teatro de Ferro voltam a afirmar-se como duas estruturas inventivas do teatro de marionetas e objetos em Portugal, trazendo para o palco uma abordagem contemporânea à herança de Heiner Müller — um autor cuja escrita continua a ecoar, com rara intensidade, no teatro do século XXI.

>> Bilhetes

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A GRANDE ELEANOR"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia de "A Grande Eleanor", um filme realizado por Scarlett Johansson, com argumento de Tory Kamen, sobre solidão, verdade e uma amizade inesperada.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
118,714,471