"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Festivais

Festival Cistermúsica revela a sua 34.ª edição

A temporada Cistermúsica oferece programação cultural ao longo de todo o ano, mas é no verão que tem o seu ponto alto, com o Festival de Música de Alcobaça. Em 2026, o maior festival de música erudita do país celebra a sua 34.ª edição, entre 26 de junho e 31 de julho, com cerca de cinco dezenas de espetáculos, sob o tema “Ressurreição”.

26 Jun a 31 Jul 2026

Alcobaça

De natureza plural, este conceito convoca múltiplas leituras: da dimensão religiosa, associada à crença na vida após a morte; à interpretação metafórica da transformação, renovação ou superação individual; passando ainda por uma abordagem filosófica, em que a morte é transcendida pela razão, pela ética ou pela obra que permanece ao longo do tempo. A ideia de Ressurreição será o fio condutor desta edição, encontrando expressão particularmente evidente nos concertos de abertura e de encerramento do Festival.

Dois grandes concertos sob o signo da Ressurreição e da Transformação

O concerto de abertura, no Mosteiro de Alcobaça, estará a cargo do Ludovice Ensemble, um dos mais ativos e prestigiados grupos nacionais de música antiga, dirigido por Miguel Jalôto. Na Nave Central ecoará a monumental Missa em si menor, BWV 232, de Johann Sebastian Bach, obra-prima do mestre alemão, que readaptou coros e árias de várias cantatas para musicar integralmente todas as partes de uma missa.


No encerramento,o palco da Cerca do Mosteiro acolhe a Alto Minho Youth Orchestra, sob a direção musical do promissor maestro Miguel Sepúlveda, que em 2025 dirigiu, entre outras, a Rotterdam Philharmonic Orchestra, a Dresdner Philharmonie e a Los Angeles Philharmonic. Em palco estarão mais de 200 músicos, entre coro e orquestra, para a interpretação da grandiosa Sinfonia n.º 2 em dó menor, GMW 30, de Gustav Mahler.

Entre a celebração litúrgica de Bach e a travessia existencial proposta por Mahler, estes dois concertos traduzem, em música, a ideia de Ressurreição enquanto processo de transformação espiritual e humana. 

“Um clássico para todos” com imagem renovada que permite leituras contemporâneas

A imagem gráfica desta edição parte do brilho dos instrumentos de metal para uma leitura contemporânea do clássico. A composição caleidoscópica dos pistões de um trompete remete para a pluralidade de olhares e de emoções que a fruição musical desperta, convidando cada ouvinte a uma experiência única. Está assim lançado o convite para uma escuta plural, aberta e transformadora ao longo de todo o Festival.

Organizado pela ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes, o Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça conta com o apoio da Fundação La Caixa, em colaboração com o BPI, e da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.  É realizado em parceria estratégica com o Município de Alcobaça e com a parceria institucional da Museus e Monumentos de Portugal, EPE /Mosteiro de Alcobaça.

>> Site Oficial

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
118,773,031