"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Mercados e Feiras

Feira Medieval de Canha

A vila de Canha prepara-se para acolher mais uma edição da sua prestigiada Feira Medieval, que decorrerá nos dias 24,25 e 26 de Julho de 2026, num evento que continua a afirmar-se como uma das mais relevantes recriações históricas do país.

24 Jul a 26 Jul 2026

Associação Majalis
R. Mário Salgueiro 28, 2985-022 Canha
Preço
Entrada livre
Feira Medieval de Canha regressa de 24 a 26 de julho com dimensão internacional.

A vila de Canha prepara-se para acolher mais uma edição da sua prestigiada Feira Medieval, que decorrerá nos dias 24,25 e 26 de julho de 2026, num evento que continua a afirmar-se como uma das mais relevantes recriações históricas do país.

O reconhecimento da qualidade da Feira Medieval de Canha ultrapassou já as fronteiras nacionais. Por indicação da Federação Portuguesa das Festas Históricas, a Confédération Européenne des Fêtes et Manifestations Historiques distinguiu o certame canhense, reconhecendo o rigor histórico, a qualidade artística e a capacidade de proporcionar uma verdadeira experiência de recriação medieval aos seus visitantes.

Nesta edição, a Feira Medieval de Canha convida o público a viajar até ao século XIII, à Corte de D. Dinis e de D. Isabel de Aragão, a Rainha Santa. Durante três dias, a vila transforma-se num autêntico cenário medieval, onde se cruzam mercadores vindos de outras paragens, artesãos, cavaleiros, músicos, dançarinos, saltimbancos, poetas e personagens históricas que recriam os costumes, os ofícios e as vivências da época.

O programa apresenta uma forte componente cultural e internacional, destacando-se os concertos dos Antikua e Eduardo Ramos, bem como diversas atuações de grupos nacionais e estrangeiros.

Entre os momentos mais aguardados contam-se as “Danses de la Cour Royale”, apresentadas pelo séquito francês que acompanha Isabel de Aragão, a presença dos Sbandieratori do Ducato di Parma e dos músicos da Compagnia La Giostra, da Sicília, numa elegante soirée italiana oferecida ao povo de Canha pela princesa Vataça Lascaris , dama da rainha.

O concerto de João Mendonza, um dos mais prestigiados tenores portugueses da atualidade, viveu um dos momentos mais marcantes da sua carreira quando, em 2018, o projeto Passione foi convidado pelo Estado do Vaticano.

O público poderá ainda desfrutar de uma envolvente noite árabe, protagonizada pelos grupos Vahdat Ensemble, Al Caravan e Eduardo Ramos , que trarão ao recinto danças orientais, sufi e thanora, numa celebração da diversidade cultural que marcou o mundo medieval.

O programa inclui ainda teatro de fogo, torneios, ceias medievais, animação itinerante, folguedos populares, demonstrações de artes e ofícios tradicionais e inúmeras atividades para todas as idades.

Com a organização do Círculo de Majalis e apoio da Camara Municipal do Montijo, da Corte Francesa e da Corte Italiana, a Feira Medieval de Canha assume-se cada vez mais como um evento histórico de referência no calendário nacional, distinguindo-se pela sua dimensão cultural, pela qualidade dos seus conteúdos e pelo envolvimento da comunidade local.

Mais do que uma feira temática, Canha oferece uma experiência imersiva na História, onde o património, a cultura e a animação se unem para proporcionar três dias inesquecíveis a milhares de visitantes.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
128,368,409