"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Apresentação do Livro de Muitas Cousas - Quatro pintores na Bretanha e a rainha D. Amélia

No próximo dia 31 de janeiro, pelas 15h30, o Paço Ducal de Vila Viçosa acolhe o lançamento do livro Quatro pintores na Bretanha e a rainha D. Amélia, da autoria de Miguel Soromenho e Ramiro Gonçalves. Esta obra faz parte da coleção Livros de Muitas Cousas, com edição da Fundação da Casa de Bragança.

31 Jan 2026  |  15h30

Paço Ducal de Vila Viçosa
Terreiro do Paço, Vila Viçosa
Preço
Entrada livre
Em julho de 1894 partiram de Lisboa dois jovens pintores portugueses com destino a Paris, para a frequência da Ecole des Beaux Arts – António Conceição Silva, com uma bolsa da rainha D. Amélia, e Ezequiel Pereira, pensionista de João Maria Ayres de Campos. Após um período letivo na capital francesa, instalaram-se com dois outros artistas do Porto, Eduardo de Moura e José Raphael, na vila de Pont-Croix, na Bretanha, destino da moda para toda uma geração de pintores provindos de todo o mundo.

Pretende-se, com este livro, caracterizar o ambiente da sua formação em Portugal e rastrear as obras desta aventura bretã, inscrevendo-as nas tendências plásticas de um tardo-naturalismo internacionalizado.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
118,859,066